“Uma breve história não contada”: a nova série de livros de Paulo Rezzutti!

Em 2017, o arquiteto, escritor e pesquisador em História do Brasil Império, Paulo Rezzutti, lançou seu canal no YouTube, que hoje ultrapassa a marca dos 260 mil inscritos! Através de vídeos bastante didáticos, o autor da bem-sucedida série de livros “A História não contada” passou a compartilhar com o grande público seu amor por outros assuntos e famílias reais, tais como os Romanov e os Habsburgo. Dessa empreitada, nasceram dois livros cujos textos se baseiam nas explicações do Paulo e convidados sobre membros de ambas as dinastias: “Os Últimos Czares” e “Sissi e o Último Brilho de Uma Dinastia”, publicados pela editora LeYa em 2021 e 2022, respectivamente. As duas obras se caracterizam por uma escrita leve e sucinta, permeada por diversas imagens que complementam seu conteúdo. A biografia sobre a famosa imperatriz da Áustria no século XIX, por sua vez, foi composta em co-autoria com Cláudia Thomé Witte, escritora e pesquisadora luso-brasileira, especializada em personalidades das famílias de Bragança, Leuchtenberg e Wittelsbach. Os dois livros chegam aos mercado editorial brasileiro enriquecendo assim as análises sobre dois dos últimos grandes impérios mundiais. Abaixo, uma pequena resenha sobre cada uma das obras:

OS ÚLTIMOS CZARES

Foto por Renato Drummond Tapioca Neto.

REZZUTTI, Paulo. Os últimos czares: uma breve história não contada dos Romanovs. São Paulo: LeYa Brasil, 2021.

Em “Os Últimos Czares: Uma breve história não contada”, o escritor e biógrafo Paulo Rezzutti nos conta de forma leve a ascensão e o declínio da última família de governantes da Rússia Imperial, assassinada na madrugada de 17 de julho de 1918. Por décadas, o destino dos Romanov representou uma verdadeira incógnita no imaginário coletivo, alimentando toda sorte de boatos e fantasias. Com seu saboroso estilo literário, Rezzutti conversa com seu leitor a respeito de Nicolau II, a czarina Alexandra Feodorovna, as grã-duquesas Olga, Tatiana, Maria e Anastásia e o czarevich Alexei, além de abordar figuras controversas, como Rasputin e seu assassino, o príncipe Félix Yusupov. Conforme dito antes, a obra nasceu a partir dos vídeos sobre a família imperial russa que o Paulo criou para seu canal no YouTube, através do qual ele passa adiante, de forma bastante didática, conhecimentos sobre História do Brasil e do Mundo.

Com efeito, o texto resultante possui um gosto de debate informal, similar àquele mantido pelo escritor com seus seguidores. Para enriquecer a edição, a obra conta ainda com um belíssimo acervo fotográfico, parte dele pouco conhecido pelo grande público. Para quem está iniciando seus estudos sobre os Romanov ou pretende começar um projeto de leituras, “Os Últimos Czares” pode ser uma excelente porta de entrada, uma vez que esclarece de forma direta dúvidas sobre nomes, tratamentos, títulos e datas. Com cerca de 250 páginas, Paulo Rezzutti narra a tragédia dos Romanov como se fosse um verdadeiro romance da vida real, cujas histórias ele escutava desde criança e que agora compartilha com os leitores o resultado de décadas de pesquisa, dirigindo sua análise também para os membros da família que conseguiram fugir da Revolução. Sem dúvidas, uma excelente viagem aos tempos do antigo império russo.

SISSI E O ÚLTIMO BRILHO DE UMA DINASTIA

Foto por Renato Drummond Tapioca Neto

REZZUTTI, Paulo; WITTE, Cláudia Thomé. Sissi e o último brilho de uma dinastia: uma história não contada dos Habsburgo. São Paulo: LeYa Brasil, 2022.

Como fabricar uma rainha trágica? Escolha uma bela moça nascida em berço esplêndido, ingênua e levada ao casamento com um dos soberanos mais poderosos de seu tempo. Adicione a essa receita uma sogra intransigente, uma dinastia em decadência e uma corte repleta de nobres despeitados. O resultado dessa mistura culminará em traições, intrigas, suicídio do herdeiro do trono e assassinato da protagonista. Pronto! Eis os elementos indispensáveis para um verdadeiro drama. E quem melhor para encarná-los do que a imperatriz Elisabeth da Áustria? Em “Sissi e o último brilho de uma dinastia”, lançado em 2022, os pesquisadores Paulo Rezzutti e Cláudia Thomé Witte abordam o crepúsculo de uma das famílias reais mais importantes da Europa, os Habsburgo, que dominaram vastas extensões do continente por séculos. Em meio a essa crise dinástica, eles apresentam a figura encantadora de Elisabeth da Baviera, que ficou eternizada no imaginário coletivo devido à trilogia de filmes de sucesso dos anos 1950, com a atriz Romy Schneider.

Com 240 páginas, a obra introduz o leitor nas circunstâncias que levaram o imperador Francisco José a procurar uma noiva adequada para dar continuidade à sua linhagem e as dificuldades da nova imperatriz para se adaptar ao protocolo da corte de Viena. Apesar da aparência resplandecente da persona nos retratos de Winterhalter, Sissi vivia imersa em um profundo estado de melancolia, causada pelas frustrações no casamento, as dificuldades na relação com sua sogra e a necessidade de se ver livre das amarras que a prendiam na gaiola dourada dos palácios imperiais. É essa Sissi de carne e osso, passiva de erros e acertos, que Paulo e Cláudia apresentam ao leitor numa narrativa tão deliciosa quanto as violetas açucaradas que a soberana gostava de comer de sobremesa. Além de um rico acervo ilustrado (cujas imagens já são um texto por si só), a pesquisa também apresenta as relações dos Habsburgo com os Bragança de Portugal e do Brasil e vai além do triste desfecho da biografada, abarcado o declínio da casa imperial e o destino de seus sobreviventes. Para quem gosta de uma boa história, “Sissi” é um prato cheio!

Renato Drummond Tapioca Neto

Graduado em História – UESC

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade – UESB

Doutorando em História Social – UFBA

Um comentário sobre ““Uma breve história não contada”: a nova série de livros de Paulo Rezzutti!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s