Outros Textos

Outros Textos

O IMPÉRIO DA CORTESÃ: AS AMANTES REAIS E SEUS PODERES QUASE ILIMITADOS

A questão do adultério é um fato bastante conhecido durante quase toda a história ocidental. Em tese, os cônjuges deveriam ser fieis um a outro, especialmente as esposas, uma vez que sobre elas repousava a legitimidade dos futuros herdeiros do casal. No regime monárquico, uma rainha acusada de adultério, por exemplo, era declarada traidora e, por isso, condena à morte […] Continuar lendo 

MULHERES DIABÓLICAS OU PRETENSAMENTE ESTEREOTIPADAS?

A condenação das atitudes femininas se faz notável em diversas épocas, principalmente quando a questão do comportamento sexual está envolvida. Consideradas por muitos como o sexo frágil, a elas foram atribuídas grandes atrocidades que chocaram – e ainda chocam – os olhos da idade contemporânea […] Continuar lendo 

A SOBERANA POR DIREITO PRÓPRIO

Esta última parte de nosso estudo, por sua vez, pretende analisar a posição da monarca por direito hereditário, ou seja, quando uma mulher que estava à frente do reino exercia tanto função de chefe de estado, como a de chefe de governo. Todavia, evidenciaremos que, mesmo no poder, as rainhas ainda eram alvo de preconceitos ligados à sua condição […] Continuar lendo…

A RAINHA COMO REGENTE

Como vimos na semana passada, o papel primordial de uma rainha consorte era gerar sucessores para o torno do marido e estar submissa à vontade deste. Não obstante, também tinha obrigações para com o reino e os súditos. Uma soberana era considerada generosa quando patrocinava instituições de caridade, movimentos artísticos e estudos científicos […] Continuar lendo…

O PAPEL DA RAINHA CONSORTE

Por anos, a figura da mulher fora interpretada de maneira inferiorizada, simplesmente por se considerar o gênero como uma fraqueza indissolúvel à sua condição. A Bíblia foi um dos veículos mais responsáveis por endossar essa imagética de submissão, ao trazer o personagem de Eva como tendo sido feita da costela de Adão. Não obstante […] Continuar lendo…

AS MORTES DAS RAINHAS TRÁGICAS

Neste dia de todos os santos (que procede a popular festa do dia das bruxas), em que lembramos a vida de todos os mártires, não consigo pensar em nada que não diga respeito às execuções das mais notórias soberanas decapitadas da História: Ana Bolena, Mary Stuart e Maria Antonieta. De algum modo, é como se a sombra da lâmina ainda pairasse sobre […] Continuar lendo…

Separador

Anúncios

3 comentários sobre “Outros Textos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s