Novo projeto revela a face de Henry Stewart, segundo marido de Mary Stuart, rainha da Escócia!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Uma das figuras mais controversas da história da Escócia, Henry Stewart, Lord Darnley, segundo marido da rainha Mary Stuart, acaba de ter o seu rosto revelado, como resultado do projeto de mestrado da estudante Emma Price, pela Universidade de Dundee. O rosto do rei consorte foi recriado a partir do seu crânio, utilizando-se um software 3D. Henry foi casado com a rainha da Escócia de 1565 até o seu assassinato, em Kirk o’Field, em 10 de fevereiro de 1567. Por muito tempo, acreditou-se que a soberana estivesse envolvida no crime, porém, recentes pesquisas comprovaram que ela era inocente no atentado que tirou a vida do pai do rei Jaime VI da Escócia e I da Inglaterra.

Leia também: Mary Stuart é inocentada do crime contra seu segundo marido, Lorde Darnley!

Em vida, Henry Stewart foi descrito como um homem “bem proporcionado” e de aparência bastante agradável. Diz-se que a rainha da Escócia teria se encantado imediatamente por este primo, que também possuía algum direito de sucessão à coroa inglesa. Tendo se casado com ele sem realmente conhecê-lo, Mary aos poucos se desencantou com o marido, que era um homem egoísta, tratava-a mal publicamente e conspirou no assassinato de David Rizzio, o secretário italiano de Mary. Apesar disso, tiveram um filho juntos, o príncipe Jaime, que mais tarde herdaria as coroas da Escócia e Inglaterra. As circunstâncias do assassinato de Lord Darnley são bastante suspeitas, e o fato de Mary ter se casado três meses depois um seu potencial assassino, o conde de Bothwell, contribuiu para a queda da rainha.

Henry Stewart e Mary Stuart.

Henry Stewart e Mary Stuart.

Aparentemente, Darnley foi estrangulado e seu corpo foi encontrado embaixo de um pomar próximo aos escombros da casa em Kirk o’Field, que foi explodida. Ele foi sepultado originalmente na Abbey Church, no palácio de Holyrood. No século XVIII, porém, entre os anos de 1776 e 1778, algumas sepulturas na Abbey Church foram violadas e dois crânios, um dos quais possivelmente de Henry Stewart, acabou parando no Royal College of Surgeons (Londres) e foi acidentalmente destruído no século passado; o outro, também alegado como pertencente a Darnley, está na Universidade de Edimburgo. Até pouco tempo, ninguém sabia se qualquer um dos crânios pertencia de fato ao segundo marido da rainha da Escócia.

Leia também: Nova reconstrução facial de Mary Stuart, rainha da Escócia!

Todavia, Emma Price, da Universidade de Dundee, passou vários dias analisando o crânio disposto na Universidade de Edimburgo e uma fotografia de 1928 do que costumava ficar no Royal College of Surgeons, em comparação com os retratos contemporâneos de Lord Darnley. Emma concluiu que o crânio na Universidade de Edimburgo era falso, sendo o verdadeiro aquele que infelizmente foi destruído. Graças a um software 3D, a estudante produziu um modelo do crânio perdido, utilizando cera e silicone. O resultado final mostra um homem jovem, com olhos azuis intensos, cabelos castanhos claros, que lembra bastante os quatros de Henry, pintados no século XVI.

Esquerda: crânio de Lord Darnler, que costumava ficar exposto no Royal College of Surgeons, antes de ser destruído. Diretira: reconstrução facial do rei.

Esquerda: crânio de Lord Darnler, que costumava ficar exposto no Royal College of Surgeons, antes de ser destruído. Diretira: reconstrução facial do rei.

“Darnley foi descrito como muito bonito”, disse Emma. “Ele media cerca de 6 pés de altura, algo bastante incomum para o século XVI. Eu soube da história de Mary antes de embarcar nesse projeto, mas li tudo o que pude sobre Darnley. O interessante é que em um tempo onde figuras protestantes e católicas eram vistas como heróis ou vilões, dependendo da visão do escritor, Darney é universalmente odiado. As pessoas o difamam por sua arrogância, embriaguez e promiscuidade”, completou a pesquisadora. A face reconstruída de Henry Stewart será exibida entre 19 e 28 desse mês, na Universidade de Dundee.

Fontes:

Celebrate Scotland e The Telegraph 

Anúncios

2 comentários sobre “Novo projeto revela a face de Henry Stewart, segundo marido de Mary Stuart, rainha da Escócia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s