Conheça “The Regal Twelve”, série fotográfica que retrata de forma icônica 12 rainhas da história

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

O que personalidades como Cleópatra, Cristina da Suécia e Alexandra Feodorovna têm em comum? Para além do fato de terem vivido em épocas e lugares distintos, as três, assim como outras, marcaram a história. Como não falar de Revolução Francesa sem evocar automaticamente a figura de Maria Antonieta, ou pensar a conquista da América pelos espanhóis sem deixar de mencionar o papel que Isabel I de Castela teve nesse processo? Entre o absolutismo e o iluminismo, personagens como Catarina, A Grande, renderam páginas e mais páginas de livros e povoaram a nossa imaginação. Hoje, tais figuras de  rainhas fazem parte da cultura popular, já tendo servido de inspiração para filmes, seriados de televisão, e mesmo ensaios fotográficos, conforme podemos observar em “The Regal Twele”, série de fotos-montagem realizadas pela australiana Alexia Sinclair. Confira as imagens.

Cleópatra, a sedutora.

Cleópatra, a sedutora.

Olympia, a feiticeira.

Olympia, a feiticeira.

Boudica, a rainha celta.

Boudica, a rainha celta.

A série de fotos foi realizada entre os anos de 2004 e 2007, mas parece que ainda faz muito sucesso entre o público. Sinclair combina elementos do passado com arte contemporânea para apresentar às pessoas uma representação icônica e ao mesmo divertida das vidas de 12 personalidades que marcaram a história ao longo do tempo. Alexia viajou para muitas partes do mundo para capturar a essência dos lugares onde cada um dos seus personagens viveu. A série de fotos procurar apresentar os governantes de uma forma não convencional, como muitos de nós estamos acostumados a vê-los. Em vez disso, explora o famoso, o infame e o obscuro, oferecendo assim um resultado delicioso aos nossos olhos.

Agrippina, a venenosa.

Agrippina, a venenosa.

Eleanor de Aquitânia, a águia.

Eleanor de Aquitânia, a águia.

Isabel da Espanha, a católica.

Isabel da Espanha, a católica.

Com efeito, “The Regal Twele” expõe para o público as complexidades da vida de cada um dos soberanos. Na foto que retrata Elizabeth I, por exemplo, observamos a dita “rainha virgem” sentada num tabuleiro de xadrez, demonstrando assim o jogo político no qual a soberana esteve submersa. Já Isabel I de Castela foi retratada com um barco nas mãos, revelando o patrocínio na monarca às viagens de Cristóvão Colombo. Eleanor de Aquitânia, por sua vez, foi retratada enquanto grávida e vestida de armadura, numa clara referência ao papel que ela desempenhou nas Cruzadas. Já Cristina da Suécia aparece em uma das suas atividades favoritas, a caça.

Elizabeth I, a rainha virgem.

Elizabeth I, a rainha virgem.

Elizabeth Bathory, a condessa de sangue.

Elizabeth Bathory, a condessa de sangue.

Cristina da Suécia, a rainha andrógina.

Cristina da Suécia, a rainha andrógina.

De acordo com Alexia Sinclair, “milha influência varia de Botticelli de do círculo de Médici a dedigners contemporâneos, como John Galliano e Alexander McQueen. Todos os retratos são inspirados pelos estilos e modas de cada monarca e reinterpretados numa narrativa visual contemporânea”.

Catarina a Grande, a imperatriz iluminada.

Catarina a Grande, a imperatriz iluminada.

Maria Antonieta, a rainha extravagante.

Maria Antonieta, a rainha extravagante.

Alexandra Romanov, a última czarina.

Alexandra Romanov, a última czarina.

Para maiores informações, conheça o site da fotógrafa: ALEXIA SINCLAIR

Anúncios

Um comentário sobre “Conheça “The Regal Twelve”, série fotográfica que retrata de forma icônica 12 rainhas da história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s