Entenda porque Diana não foi escolhido como primeiro nome da nova princesa de Cambridge

Traduzido e reescrito por Renato Drummond Tapioca Neto

No dia 4 deste mês, os assessores do duque e da duquesa de Cambridge anunciaram que a nova filha do casal real se chamaria Charlotte Elizabeth Diana, após ter recebido as bênçãos de Sua Majestade a rainha e do príncipe Charles, que foram consultados antes do anúncio ter sido oficializado. O nome presta homenagem comovente ao avô da criança, príncipe Charles, à rainha Elizabeth, e, o mais revelador de tudo, à falecida mãe de William, Diana, princesa de Gales. Desde que a duquesa de Cambridge anunciou sua gravidez, houve muita especulação sobre se o casal iria ou não adotar o nome Diana para homenagear a mãe de William, caso a criança fosse uma menina. William e Kate demoraram dois dias para finalmente anunciarem como se chamaria sua filha, e, de acordo com fontes, eles passaram a manhã de domingo (03/05) discutindo sua escolha final com suas respectivas famílias.

Segundo a editora da revista “Majesty”, Ingrid Seward, o nome “Diana” tem o total apoio da Rainha. Para ela, “nos lembra do quanto Diana ainda significa para William e da memória de sua mãe. A rainha talvez sinta que Diana não tenha sido reconhecida o suficiente, e esta é uma maneira maravilhosa de fazê-lo”. William tem feito o seu melhor para incluir sua mãe em cada momento marcante da sua vida. Ele presenteou Kate com anel de noivado de diamantes e safiras que pertencera à Diana, e o casal vive hoje no Palácio de Kensington, local onde William e Harry viveram quando crianças. Kate também disse em entrevista, durante noivado do casal, que teria gostado de conhecer Diana e prestou homenagem à sua maneira, vestindo roupas criadas pelos costureiros favoritos da outrora princesa de Gales.

Charlotte Elizabeth Diana no colo de sua mãe, Kate. Na mão da princesa, o anel de diamantes e safiras que outrora pertenceu à mãe de William.

Charlotte Elizabeth Diana no colo de sua mãe, Kate. Na mão da princesa, o anel de diamantes e safiras que outrora pertenceu à mãe de William.

De acordo com uma amiga íntima de Diana, Simone Simons,”esta é a maneira de William de honrar a memória de sua mãe. Uma maneira de fazer com que o legado de Diana ainda viva. Dessa forma, ela nunca será esquecida. Enquanto Diana estava viva, William prometeu a ela que quando se tornasse rei, ela teria o título de “Sua Alteza Real” restaurado. Esta é a sua maneira de fazê-lo”. Muitos acreditam que se Diana tivesse sido escolhido como primeiro nome da princesa, teria sido um problema para a família real.

O escritor e amigo íntimo da mãe de William, Richard Kay, acredita que a escolha de Diana como terceiro nome do bebê foi uma coisa mais sensata a se fazer. “Se tivesse sido o primeiro nome, acredito que teria sido terrível para a criança”, diz ele. “Haveriam constantes comparações com Diana, e William não queria isso”. Colocando-o como terceiro nome não deixa de ser “uma homenagem a sua mãe e uma forma de garantir que Diana seja sempre lembrada”. Para Kay ainda há pessoas na casa real que querem apagar a memória de Diana. Diz ele que:

“Certamente não é a Rainha, mas há pessoas no Palácio para quem o nome ‘Diana’ evoca nuvens de tempestade. Se você pensar sobre isso, não há qualquer estátua em memória de Diana neste país [Inglaterra], e antes do concerto para Diana, realizado em 2007, muito pouca coisa havia sido feita para comemorar a sua vida. Eu sei que isso irritou William”.

Enquanto a criança continuará o legado da avó através do seu nome, a princesa Charlotte também terá seu próprio lugar na história. Foi a primeira princesa de Cambridge a nascer em 182 anos, além de ser a quarta na linha sucessória ao trono (empurrando o príncipe Harry para o quinto lugar). Não obstante, desde a princesa Charlotte de Gales (1796-1817) e de Charlotte de Mecklemburgo-Strelitz (1744-1818), esposa do rei George III, que não vemos um membro da família real com esse nome.

Se Diana fosse escolhido como primeiro nome, haveriam muitas comparações entre a criança e sua avó.

Se Diana fosse escolhido como primeiro nome, haveriam muitas comparações entre a criança e sua avó.

Houve uma celebração global quando a pequena princesa chegou ao mundo, em 2 de maio. William tinha confidenciado a amigos que ele secretamente torcia para que fosse uma menina. O Príncipe Charles, por sua vez, foi mais explícito, ao afirmar num evento público, poucos dias antes do nascimento, que ele estava “ansioso por uma neta.” De acordo com amigos, ele está bastante feliz que o casal tenha escolhido a versão feminina de seu nome para a princesa. A família Middleton, tão importante para o casal, não foi deixada de lado. Afinal, “Elizabeth”, segundo nome da princesa, é uma homenagem não só a rainha, mas a bisavó de Kate. Não obstante “Charlotte” também é o nome do meio da irmã de Kate, Pippa.

Fonte: Vanity Fair

Anúncios

3 comentários sobre “Entenda porque Diana não foi escolhido como primeiro nome da nova princesa de Cambridge

  1. Charlotte não é um nome dos mais bonitos, mas é muito comum entre os membros da realeza. Acredito que através do nome da filha, o príncipe William quis estrategicamente unir sua mãe ao seu pai e à sua avó, algo que não conseguiu fazer antes devido à morte prematura de Diana. Agora, fico perplexa como a imprensa arranjar amigos para a Lady di. Pessoal, a princesa não possuía tantas amizades assim não! Isso é invenção! Já vi algumas entrevistas dos verdadeiros amigos íntimos da princesa, e o número não passa de quatro. Aliás, vocês acham mesmo que ela contava todos os seus segredos aos amigos? Claro que não! Diana era uma pessoa independente, porém era sensível e reservada. O grande problema dos meios de comunicação é que eles parecem formar um personagem, mas Diana era um humano como qualquer outro. O mito é invenção da mídia, que fique claro, viu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s