Palácio de Versalhes é novamente palco para festa no estilo de Maria Antonieta

A imagem de Maria Antonieta como a rainha festeira, que agitava as noites as noites de Paris em bailes de máscara, ainda permanece vivida no imaginário popular, embora não sem um certa dose de exagero. Mas, nos seus dias de glória, o palácio de Versalhes foi palco de muitas dessas celebrações. Desde os tempos do rei Sol, a nobreza se refestelava pelos salões dourados da magnífica residência real, enquanto o terceiro estado arcava com o ônus de tamanha ostentação. Recentemente, centenas de convidados sentiram um pouco desse clima de ostentação, numa festa à fantasia dentro de Versalhes, realizada com a intenção de evocar o passado glorioso da monarquia francesa, no estilo da rainha do rococó!

Nos seus tempos de defina, Maria Antonieta adorava oferecer pequenos divertimentos aos seus amigos mais íntimos, dentro de seus apartamentos. A imprensa da época, porém, não perdoou esse comportamento de sua futura rainha e começou a divulgar inúmeras charges impressas, nas quais Antonieta protagonizava verdadeiras orgias. Foi o começo da ruína de sua imagem junto aos súditos mais conservadores do reino. É curioso que tais celebrações ainda despertem o interesse de muitos entusiastas da história da França. Na semana passada, cerca de 630 convidados pagaram cerca de 150 a 510 euros para ter acesso a áreas exclusivas do palácio, incluindo os apartamentos da rainha, para assistir a concertos musicais, como a nobreza costumava fazer 250 anos atrás.

Contudo, o mais curioso é que os convidados apareceram vestindo trajes à moda dos séculos XVII e XVIII, com direito à vestidos de seda com largas águas e poufs no cabelo. Para o cabeleireiro de Houston (EUA), Cody Jefferie, “sempre foi um sonho para nós vir aqui e finalmente fizemos isso acontecer. O americano vestiu uma túnica verde, com colete creme que ele mesmo costurou.  Assim como Jefferie, outros convidados puderam ter acesso à câmara privada de Luís XVI e Maria Antonieta, bem como a alguns locais do palácio que geralmente permanecem fechados para o público, a exemplo da capela e dos apartamentos de madame de Pompadour, a famosa amante de Luís XV.

“As pessoas vêm de todo o mundo … do Extremo Oriente, da Rússia, de toda a Europa, dos Estados Unidos, da Austrália. E eles têm a noite dos seus sonhos aqui, porque não há palácio mais bonito que Versalhes ”, disse Laurent Brunner, diretor do Palácio. “Abrimos todos os cômodos deste palácio para eles, até o Salão dos Espelhos, onde eles podem dançar, o que é uma espécie de sonho para eles”, acrescentou. Confira abaixo um vídeo de como foi o famoso baile:

Fonte: Reuters – Acesso em 04 de junho de 2019.

Anúncios

2 comentários sobre “Palácio de Versalhes é novamente palco para festa no estilo de Maria Antonieta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s