Moedas comemorativas celebram o aniversário de 200 anos do nascimento da rainha Vitória!

Na manhã de 24 de maio de 1819, nascia no palácio de Kensington a princesa Alexandrina Vitória de Hanôver, futura Vitória I do Reino Unido. Após herdar o trono aos 18 anos de idade, a jovem monarca talvez não imaginasse que permaneceria no poder pelas próximas 6 décadas, marcadas pelo surgimento da Segunda Revolução Industrial e pelo imperialismo britânico na Ásia e na África. Para celebrar o aniversário de 200 anos de seu nascimento, o The Royal Mint criou duas novas moedas, onde observamos elementos que remetem aos principais avanços tecnológicos da chamada era vitoriana, tais como o telefone, o navio à vapor e a locomotiva. O designe de uma das moedas apresenta engrenagens de diferentes tamanhos, que representam a fase industrial do reinado de Vitória, conforme podemos ver na imagem abaixo:

 

A segunda das moedas apresenta o rosto em perfil da monarca ao lado do seu marido, o príncipe Albert. A moeda apresenta um designe originalmente criado pelo Conselho da Medalha por ocasião da Grande Exposição de 1851, organizada pelo príncipe consorte e pelo inventos Sir Henry Cole. A primeira moeda comemorativa, desenhada por John Bergdahl, por sua vez, vale 5 libras, enquanto a segunda é uma moeda grande e preciosa, criada pela The Royal Mint especialmente para ocasiões importantes, valendo 5 onças e quilo. “A rainha Vitória é uma das monarcas britânicas mais icônicas, então é fantástico poder celebrar 200 anos desde seu nascimento”, disse Nicola Howell, diretor da Divisão de Consumidores no The Royal Mint.

“Nossa moeda comemorativa de 5 libras é um belo tributo ao seu incrível reinado e faz jus aos acontecimentos marcantes que transcorreram durante sua era”. “Já o designe de 5 onças e quilo, reproduzindo o retrato duplo desenhado por William Wyon, mostra um casal apaixonado, no auge de seus poderes”. As moedas com o rosto da rainha Vitória foram usadas por quase 1/4 da população mundial, durante o reinado de 63 anos da soberana. A rainha Elizabeth II, que subiu ao trono em 1952, ultrapassou sua tataravó com a monarca que por mais tempo ocupou o trono da Inglaterra em setembro de 2015. As novas moedas criadas para comemorar o bicentenário do nascimento de Vitória estarão disponíveis para compra pelo site royalmint.com e não terão circulação generalizada.

Fonte: INDEPENDENTAcesso em 14 de abril de 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s