Monumentos dedicados à Rainha Vitória no Canadá são cobertos com tinta verde!

Dois monumentos dedicados à rainha Vitória em Montreal (Canadá), foram vandalizados por um grupo que chama a si mesmo de Brigada de Solidariedade Anti-Colonial de Délhi-Dublim. O Delhi-Dublin cobriu um dos monumentos à soberana com tinta verde. Um vídeo registrando o ato foi veiculado pelos próprios responsáveis. Os monumentos se localizam na Victoria Square, na antiga Montreal, e na Sherbrooke Street, perto da McGill University e ambos datam do século XIX.

Um comunicado online, divulgado pela Brigada de Solidariedade Anti-Colonial de Délhi-Dublim afirma que “as estátuas racistas em Montreal são um insulto à autodeterminação e às lutas de resistência dos povos oprimidos em todo o mundo”. Eles acrescentaram que os monumentos são especialmente um insulto ao “legado de revolta dos combatentes da liberdade irlandeses e de amotinados anti-coloniais de origem britânica”.

Uma das duas estátuas da rainha Vitória vandalizadas em Montreal, pela
chamada Brigada Anti-Colonial. Dizem que as estátuas são racistas e querem que sejam retiradas. Eles os pintaram de verde antes do dia de São Patrício, dizendo que eles são um insulto aos irlandeses

O grupo alegou ter se inspirado no vandalismo do ano passado de uma estátua de Sir John A. MacDonald, o primeiro primeiro-ministro do Canadá, e encorajou outros a tomar medidas similares contra monumentos “racistas”. As Sociedades Unidas Irlandesas em Montreal disseram que condenam qualquer ato de vandalismo e que esperam uma parada pacífica no Dia de São Patrício no domingo.

Fonte: Globo News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s