Lançamento do primeiro ensaio biográfico brasileiro sobre Ana Bolena!

Ana Bolena é uma das personagens mais singulares da história. Sua fama extrapolou os limites da historiografia e viajou pelo mundo da ficção: ela já marcou presença em peças de teatro, óperas, romances históricos, filmes e até mesmo em séries de televisão. Poucas rainhas foram tão interpretadas quanto ela. Da mesma forma, poucas personalidades do passado despertaram tanta compaixão e interesse por parte das pessoas nas últimas décadas. No Brasil, a quantidade de romances publicados tendo-a como personagem principal é bastante notória, a exemplo dos livros de Jean Plaidy, “Assassinato Real”, Norah Lofts, “Ana Bolena – O amor de Henrique VIII”, Evelyn Anthony, “Ana Bolena – A rainha decapitada”, e o mais popular de todos, “A irmã de Ana Bolena”, escrito por Philippa Gregory e que já foi adaptado tanto para a televisão quanto para o cinema. Entretanto, se por um lado os brasileiros estão bem fornidos de obras de ficção, quando o assunto é biografia a realidade pode ser bem desanimadora.

Provavelmente, a melhor biografia publicada sobre Ana Bolena no Brasil é a que a escritora inglesa Antonia Fraser lhe dedicou juntamente com as outras cinco esposas do rei Henrique VIII. Na primeira metade do século passado, também foi publicada no país a biografia do rei Henrique escrita por Francis Hackett e que consta de uma parte considerável sobre Ana Bolena. Mas enquanto o livro de Fraser é facilmente adquirido em sebos e sites da internet na sua versão de bolso, a obra de Hackett é bastante rara e somente encontrada em bibliotecas muito boas. Contudo, choca o fato de nenhuma biografia exclusivamente dedicada a Ana ter sido lançada em território nacional, apesar do considerável aumento no público dos seus admiradores. Algumas páginas da internet (a exemplo desta) foram criadas com o intuito de tentar preencher parte dessa carência ao trazer para os leitores textos compostos com base em fontes primárias e em trabalhos de escritores renomados, como os autores que foram acima citamos, entre outros.

Entre os anos de 2012 e 2013, o “Rainhas Trágicas” publicou uma série de posts intitulada “Mademoiselle Boullan: uma história de amor e ódio na Corte dos Tudor”, que narrava de forma singela a trajetória de um dos maiores ícones do imaginário popular. No início de 2014, essa mesma série foi compilada e acrescida com prefácio, notas e anexos pelo seu autor, o historiador Renato Drummond Tapioca Neto, responsável pela administração desse blog assim como pelos textos nele publicados. A ideia por trás de tal empreitada foi oferecer ao leitor um trabalho que pudesse ser utilizado tanto para fins de entretenimento quanto para pesquisas, devido a pouca quantidade de trabalhos relevantes sobre Ana Bolena aqui no Brasil. O mesmo autor já havia disponibilizado para o público o seu trabalho de conclusão de curso, no qual analisa a relação entre história e literatura tomando como objeto de estudo o romance escrito por Robin Maxwell, “Diário secreto de Ana Bolena”.

Capa do livro "Mademoiselle Boullan: uma história de amor e ódio na Corte dos Tudor", escrito pelo historiador Renato Drummond Tapioca Neto.

Capa do livro “Mademoiselle Boullan: uma história de amor e ódio na Corte dos Tudor”, escrito pelo historiador Renato Drummond Tapioca Neto.

Com efeito, ambos os trabalhos foram compostos pensando nos leitores brasileiros amantes da trajetória da segunda esposa de Henrique VIII. Agora, chegou à oportunidade de dar um passo mais à frente nessa tarefa: a mesma série que antes havia sido disponibilizada para download no blog já pode ser adquirida em formato físico pelo site www.amazon.com. O lançamento do livro “Mademoiselle Boullan: uma história de amor e ódio na Corte dos Tudor”, além de ser o primeiro do historiador Renato Drummond Tapioca Neto, é o resultado de mais de 4 anos de pesquisa sobre a vida daquela cuja obra se destina a narrar: Ana Bolena. Através da análise das fontes e de extensa consulta bibliográfica, o autor oferece para o leitor uma Ana mais humana e sensível, bem diferente da mulher diabólica conhecida por algumas pessoas.

Mas porque a mãe da rainha Elizabeth I se tornou tão interessante? Por que quase 500 anos após sua morte, Ana Bolena continua a seduzir as pessoas? Como Henrique VIII foi capaz de mandar decapitar sua segunda esposa? Seria Ana Bolena de fato uma luterana, como disse o embaixador imperial Eustace Chapuys? Essas questões, entre outras, são respondidas por Renato Drummond através de um estilo de escrita mais íntimo, no qual autor estabelece um verdadeiro diálogo com o leitor. A escolha por um ensaio biográfico em vez de uma biografia propriamente dita é um exemplo disso: nada daquele rigor acadêmico que antes castra os limites criativos dos escritores e os impede de levar para o público uma obra informativa e ao mesmo tempo divertida. Dessa forma, convidamos você, caro leitor, a desvendar a história de Ana Bolena por meio deste novo livro, que se trata do primeiro ensaio biográfico escrito por um brasileiro sobre uma das mulheres mais trágicas e fortes da história mundial.

Para adquirir um exemplar de “Mademoiselle Boullan: uma história de amor e ódio na Corte dos Tudor”, no site da Amazon, basta CLICAR AQUI!

Anúncios

5 comentários sobre “Lançamento do primeiro ensaio biográfico brasileiro sobre Ana Bolena!

  1. A história é digna para quem a escreve com alma, estudos, pesquisas e, sobretudo, pela capacidade de trazer ao conhecimento novas faces do cotidiano, particularmente, sobre o universo dos personagens, muitas vezes, postos ao limbo, mas, que em sua trajetória revela fatos significativos e marcantes da humanidade. Parabéns, meu querido.

    Curtir

  2. Parabéns Renato Drummond por escolher Ana Bolena como primeira obra! , Eu como admiradora dessa importantíssima Rainha, me sinto recompensada de ler um relato verdadeiro da personagem que poucos conhecem: devido aos poucos livros publicados no país, as narrações inverídicas e o pré julgamento. Tomara que seja só o primeiro de muitos que você escreverá sobre todas as rainhas que você comenta por aqui.
    Vou correndo encomendar o meu!! Parabéns mais uma vez e abraços!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s