Revista Grandes Acontecimentos da História (nº 17) – O último amor da poderosa Elizabeth I

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Durante seus quase 70 anos de idade, a rainha Elizabeth I da Inglaterra (1533-1603) foi conhecida por distribuir mercês a muitos cortesãos. Alguns deles, inclusive, ficaram taxados de “favoritos”, como é o caso de Sir Walter Raleigh, notório corsário que teria conquistado à primeira colônia inglesa na América do Norte, batizando-a de Virgínia, em homenagem à sua rainha virgem. Em outros exemplos, esses ditos “favores” acabaram por colocar a soberana em maus lençóis: até hoje, muitos historiadores e biógrafos da filha de Henrique VIII com Ana Bolena têm dúvidas quanto ao relacionamento entre ela e Robert Dudley, conde de Leicester. Romancistas como Philippa Gregory (em “The Virgin’s Lover”) e roteiristas de cinema como Michael Hirst (“Elizabeth” – 1998), exploraram bastante essa questão, no intuito de apresentar para o público a mulher por trás dos paramentos monárquicos. O mesmo se verifica quando o assunto é Robert Devereux, conde de Essex, e conhecido como o último favorito de Elizabeth I. O caso entre eles já rendeu páginas para muitos livros e periódicos, a exemplo da edição 17 da revista “Grandes Acontecimentos da História”.

Imagem

Capa da edição nº 17 da revista Grandes Acontecimentos da História (imagem: Elizabeth I, atribuído a Federico Zuccaro).

Publicada em 1974, a presente matéria não traz em si muitas novidades, apenas um curioso relato sobre o interesse que Elizabeth, então uma rainha na casa dos 60 anos, nutria pelo conde de Essex, um jovem com metade da idade dela. O texto, por sua vez, é assinado por Jacques Chastenet, autor da biografia mais completa sobre a rainha lançada até agora no Brasil. Chastenet dedica aproximadamente 7 páginas a contar de forma clara e objetiva a ascensão de queda de Robert Devereux, e o comportamento da soberana frente à ambição de seu favorito. O caso entre os dois, porém, terminou nada bem para ele: acusado de alta traição, Essex foi decapitado na Torre de Londres em 25 de Fevereiro de 1601. No entanto, seu envolvimento com a monarca ficou bastante marcado nos arautos da história inglesa, fornecendo assim mais especulações quanto à vida íntima dela. Segredos de alcova à parte, o portal Rainhas Trágicas traz para você, nosso leitor, os scans das 7 páginas da matéria “O último amor da Poderosa Elizabeth I”, publicado na edição 17 da revista “Grandes Acontecimentos da História”, em alta qualidade. Para fazer o download, basta CLICAR AQUI. Aproveitem!

ps. Ao baixar o arquivo, por favor, deixe um comentário nesse post. Grato!

Anúncios

Um comentário sobre “Revista Grandes Acontecimentos da História (nº 17) – O último amor da poderosa Elizabeth I

  1. A história de Elizabeth é sempre apaixonante, viveu ela com toda a liberdade estas múltiplas paixões mas sempre preservando a sua amada Inglaterra por quem reinou com força e inteligência surpreendendo a todos, numa época em que as mulheres eram fracas e desinformadas. Bela história………

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s