Dom Pedro II e a Princesa Isabel são capa da edição n° 122 da revista “Aventuras na História”

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

D. Pedro II ainda hoje segue como o símbolo de uma época próspera na história do Brasil. Seu reinado começara e terminara por meio de dois golpes: o da maioridade, que o pôs no trono com 14 anos de idade, em 1840; e o golpe da república, que colocou um fim à monarquia, em 15 de novembro de 1889. Desde então, inúmeros ensaios e livros têm sido dedicados ao monarca e ao segundo reinado, entre os quais se podem citar as excelentes obras de José Murilo de Carvalho (D. Pedro II), Lília Moritz Schwartz (As Barbas do Imperador) e Pedro Calmon (História de Pedro II, em cinco volumes). Além do soberano, outros membros da família imperial também conquistaram a atenção dos pesquisadores, como a princesa Isabel. Filha mais velha do casal de imperadores, Isabel recebera uma excelente educação para o seu tempo, mas, quando o assunto era política (uma atividade até então ligada mais aos homens), ela era um pouco leiga. Entretanto, há quem interprete essa falta de tato para assuntos do governo, aliado ao catolicismo da princesa, como um dos motivos da derrocada da monarquia brasileira, conforme ficou registrado na edição deste mês da revista Aventuras na História.

Aventuras na História, edição n° 122: Dom Pedro II e a Princesa Isabel

Capa da edição nº 122 da Revista Aventuras na História, assinada por Henrique Ferreira (imagem: D. Pedro II e a Princesa Isabel).

Assinado por Wagner Gutierrez Barreira, o texto de 10 páginas da presente edição, retraça de forma singela alguns aspectos ligados ao fim do Império do Brasil. A pesquisa, por sua vez, traz citações do mais recente livro do jornalista Laurentino Gomes (1889), que encerra uma trilogia iniciada pelo mesmo com as obras 1808 e 1822. Não obstante, o leitor também poderá conferir opiniões de historiadores como Mary Del Priore, que no primeiro semestre desse ano lançou uma biografia sobre a Princesa Isabel e seu marido, Gastão conde D’Eu, intitulada O Castelo de Papel, e de José Murilo de Carvalho, citado mais acima. A matéria em si é bastante interessante, principalmente pelas quatro páginas de apêndice contendo um capítulo inédito de 1889. Além do mais, possui uma linguagem bastante fluida e de fácil compreensão, com texto enriquecido com ótimas imagens. Destarte, consciente da relevância de tal material, o portal Rainhas Trágicas traz para você, nosso leitor, os scnas das 10 páginas da matéria “Dom Pedro II e a Princesa Isabel”, mais as quatro páginas do apêndice com o capítulo inédito do novo livro do Gomes. Para fazer o download, basta clicar aqui. Aproveitem!

ps. Ao baixar o arquivo, por favor, deixe um comentário nessa postagem. Grato!

Anúncios

Um comentário sobre “Dom Pedro II e a Princesa Isabel são capa da edição n° 122 da revista “Aventuras na História”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s