Retrato da grã-duquesa Elizabeth Feodorovna. Filha da Princesa Alice do Reino Unido e do grão-duque Luís IV de Hesse e Reno, Ella, como ela chamada pela família, nasceu em 1 de novembro de 1864, em Darmstadt (Alemanha). No ano de 1884, a jovem viajou para a Rússia, na companhia de suas irmãs menores Irene e Alice, onde se casaria com o grão-duque Sérgio Alexandrovich, irmão do czar Alexandre III. Como ocorreu com as demais princesas citadas nesta matérias, não foi um casamento feliz. Ella e Sérgio nunca tiveram filhos e alguns biógrafos, como Robert K. Massie, acreditam na possibilidade de que o grão-duque talvez fosse homossexual. Uma vez na corte russa, Ella assumiu o nome ortodoxo de Elizabeth Feodorovna e passou a trabalhar energicamente para que sua irmã menor, Alicky, se casasse com um príncipe Romanov. Dez anos depois, em 1894, a princesa se casava com o sobrinho de Sérgio, o czar Nicolau II, tornando-se a partir de então a imperatriz Alexandra Feodorovna. As duas netas da rainha Vitória costumavam ser muito próximas e faziam constantes visitas uma à outra. Em 1905, Ella ficou viúva depois do assassinato de seu marido e passou a adotar o hábito de freira.
Retrato da família ducal de Hesse, pintado em 1871 por Christian Karl August Noack. A tela apresenta o grão-duque Luís IV e a princesa Alice do Reino Unido (filha da rainha Vitória), com três de seus filhos. O casal ao todo teve 7 crianças, incluindo um filho hemofílico, Frederico, que morreu aos dois anos de idade. Não demorou muito e a tristeza se abateu sobre aquela família antes feliz. Em 1878, um surto de difteria levou embora a sua filha mais nova, May. A família inteira caiu doente, exceto a princesa Alice, que cuidou zelosamente de cada um deles. Infelizmente, enquanto os doentes convalesciam, a grã-duquesa também foi contaminada pela enfermidade depois de dar um beijo no seu marido. Ela faleceu em 14 de dezembro, aos 35 anos. Ao saber da notícia, a rainha Vitória ficou despedaçada, lamentando a perda desta filha “tão querida, inteligente e distinta, de bom coração e espírito nobre”. Alice também foi mãe da czarina Alexandra Feodorovna e bisavó do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II.
Presente que ganhei do amigo e cineasta João Rocha (que está a produzir um documentário sobre o relicário perdido de Dona Inês de Castro). "Inês de Castro: um tema português na Europa" é um livro escrito pela filóloga Maria Leonor Machado de Sousa, doutora em Ciências Literárias pela Universidade Nova de Lisboa. A obra, publicada em Portugal pela editora Caleidoscópio, aborda a construção do imaginário de Dona Inês de Castro, conhecida como "A rainha póstuma", no Ocidente. A autora faz uma análise interessantíssima da figura por meio da arte e da literatura, contrapondo fato e ficção na narrativa biográfica da esposa de D. Pedro I de Portugal. Sem dúvidas, uma maravilhosa aquisição para a minha biblioteca de rainhas.
Lovely!! *.*
CurtirCurtir