Príncipe Edward e sua esposa, Sophie, se tornam os novos duque e duquesa de Edimburgo!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

O príncipe Edward e sua esposa, Sophie, acabam de se tornar os novos duque e duquesa de Edimburgo, títulos conferidos ao casal pelo rei Charles III. O ducado fora criado em 1947 pelo rei George VI para o finado príncipe Philip, consorte da falecida rainha Elizabeth II. Por quase cinco anos, entre 1947 e 1952, Philip e Elizabeth atendiam pelo tratamento de Suas Altezas Reais, o duque e a duquesa de Edimburgo. Após a ascensão da rainha ao trono, seu marido permaneceu com a patente que lhe havia sido conferida pelo antigo soberano até a sua morte, em 9 de abril de 2021. Não obstante, era desejo do próprio Philip que, após seu falecimento, o título fosse legado ao seu filho mais novo, o príncipe Edward, nascido em 1964. Ele foi feito conde de Wessex por ocasião de seu casamento com Sophie Rhys-Jones, em 1999. Com a morte de seu pai, o título de duque de Edimburgo passou para o príncipe Charles, hoje rei. Agora, faltando apenas dois meses para a sua coroação, o monarca, através de uma carta régia, passou o ducado para seu irmão mais novo, em caráter vitalício.

Em seus primeiros deveres como novos duque e duquesa de Edimburgo, o príncipe Edward e sua esposa, Sophie, compareceram a uma recepção na Central Chambers, em Glasgow, na Escócia.

Os novos duque e duquesa de Edimburgo permanecem na vanguarda dos deveres representativos da Coroa.

A última mulher a usar o título de duquesa consorte de Edimburgo, antes de Sophie, foi a própria rainha Elizabeth II, antes de sua ascensão ao trono, entre os anos de 1947 e 1952.

Com efeito, após sua morte do novo duque de Edimburgo, o título retornará para a Coroa. Enquanto isso, o filho mais novo de Edward e Sophie, James, visconde Severn, assume o tratamento de conde de Wessex. O site da família real já atualizou a página com a linha de sucessão ao trono, com o novo duque de Edimburgo ocupando a 13ª posição, e seu filho, o novo conde de Wessex, ocupando a 14ª. Em seus primeiros deveres como novos duque e duquesa de Edimburgo, o príncipe Edward e sua esposa, Sophie, compareceram a uma recepção na Central Chambers, em Glasgow, na Escócia. Ali, o casal foi cordialmente recebido pela população local. Sophie e Edward agradeceram ao apoio prestado pela sociedade aos refugiados da guerra na Ucrânia, assim como à patrulha de voluntários que vêm prestando serviços por toda a Escócia e sua capital. Edward, que foi elevado à patente de duque de Edimburgo em seu aniversário de 59 anos, no último dia 10 de março, é um dos membros mais ativos da família real.

Foto da família real tirada em 1964, com a rainha Elizabeth segurando no colo o recém-nascido príncipe Edward, enquanto está cercada pelos seus filhos mais velhos, Anne e Charles, de um lado, e Andrew do outro.

A rainha Elizabeth II e o recém-nascido príncipe Edward.

O príncipe Edward, quando criança, e seus pais: a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip. O consorte da monarca expressou o desejo de que o título de duque de Edimburgo passasse para seu filho mais novo.

Por ocasião da morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, o príncipe Edward emitiu a seguinte declaração:

Enquanto família, nós crescemos aprendendo a compartilhar nossos pais, especialmente nossa querida mãe, com a Nação, seus Reinos e a Commonwealth. Apesar de ter sido confortável ter tido tempo para dizer seu próprio adeus na privacidade de Balmoral, agora é o momento de permitir que outros também se despeçam. Ficamos impressionados com a onda de emoção que nos envolveu e o grande número de pessoas que se esforçaram para expressar seu próprio amor, admiração e respeito a uma pessoa tão especial e única que sempre esteve presente por nós. Obrigado pelo seu suporte, vocês não têm ideia do quanto isto significa. A passagem da rainha deixou um vazio inimaginável em nossas vidas. Sophie e eu tivemos o enorme prazer de ver nosso James e nossa Louise aproveitando os lugares e atividades que seus avós tanto amavam. Visto que minha mãe nos permitiu passar tanto tempo com ela, eu penso que ela também apreciava bastante observar aquelas paixões florescerem. Aqueles momentos juntos, aquelas memórias felizes, agora se tornaram massivamente preciosas para cada um de nós. Que Deus abençoe Sua Majestade e que sua memória seja acalentada por muito tempo, assim como o bastão que ela carregou nos últimos 70 anos agora passa para a próxima geração e para meu irmão, Charles. Vida Longa ao Rei.

“A passagem da rainha deixou um vazio inimaginável em nossas vidas. Sophie e eu tivemos o enorme prazer de ver nosso James e nossa Louise aproveitando os lugares e atividades que seus avós tanto amavam. Visto que minha mãe nos permitiu passar tanto tempo com ela, eu penso que ela também apreciava bastante observar aquelas paixões florescerem. Aqueles momentos juntos, aquelas memórias felizes, agora se tornaram massivamente preciosas para cada um de nós.”

Fotografia da família real, tirada em 1965, durante o aniversário de 39 anos da rainha Elizabeth II. O pequeno príncipe Edward está no carrinho, enquanto seu irmão, Andrew, o empurra.

A rainha Elizabeth II, Philip, duque de Edimburgo, e seus filhos: sentado à esquerda, o rei Charles III ( na época, príncipe de Gales). Atrás, da esquerda pra direita, Andrew, duque de York, Anne, princesa real, e Edward, então conde de Wessex. Agora, o filho mais jovem de Elizabeth e Philip assumiu o título e o tratamento que antes eram reservados ao seu finado pai.

Tanto Edward, quanto sua esposa Sophie e seus filhos, Lady Louise e James, o novo conde de Wessex, já representaram a Coroa em uma série de eventos oficiais, principalmente nas últimas duas décadas do reinado da finada rainha Elizabeth II. Concedendo ao irmão mais novo o título que pertencera uma vez ao seu falecido pai, o príncipe Philip, o rei Charles III demonstrou que pretende manter o duque e a duquesa como membros atuantes da família real, assim como sua irmã, Anne, a Princesa Real. Quanto ao príncipe Andrew, duque de York, ele segue afastado da vanguarda da realeza, devido às recentes polêmicas envolvendo seu nome. Durante a recepção na Central Chambers, Suas Altezas Reais se encontram tanto com voluntários quanto com membros da diáspora ucraniana e da Europa do Leste, incluindo famílias que receberam moradia no Reino Unido desde o ano passado, quando o conflito entre a Rússia e a Ucrânia começou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s