Uma rainha escritora: caixa de correspondências da rainha Vitória vai a leilão em Londres!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

A rainha Vitória era uma mulher que adorava escrever. A prática lhe havia sido inculcada na mais tenra idade por seus tutores e por sua babá, a baronesa Lehezen. Quando criança, atendendo pelo apelido de Drina (de Alexandrina Vitória, seu nome completo), ela escreveu um livro chamado “As Aventuras de Alice Laselles”. Uma vez rainha, ela mantinha correspondência com os principais chefes de Estado do século XIX, especialmente com sua filha Vicky, princesa real, que se tornaria imperatriz consorte da Alemanha. Não obstante, a soberana também manteve ao longo da vida uma série de diários que, juntos, formam mais de 80 volumes, nos quais sua redatora discutia aspectos da vida cotidiana e sobre o panorama geopolítico europeu. Parte dos seus escritos foram publicados por ela em vida com o título de “Nossas Vidas nas Terras Altas”, que ganhou depois um segundo volume. Muito vaidosa, Vitória se considerava uma excelente escritora, graças aos elogios de seu Primeiro-Ministro, Lorde Disraeli. Sendo assim, é curioso que uma sofisticada caixa de correio de madeira, com as iniciais da soberana (V.R.de de Victoria Regina), vá a leilão em Londres no próximo dia 28 de janeiro, contendo em seu interior um cartão natalino.

Charles Hanson com a caixa de correio da rainha Vitória.

Com efeito, a caixa de correios costumava ficar em Osborne House, junto com outros itens que pertenceram à soberana, tais como duas telas de sua autoria, que serão leiloadas pela Hansons Auctioneers. Estima-se que o objeto em questão possua pelo menos 140 anos, tendo sido usado pela monarca a partir da década de 1880. A rainha faleceu em Osborne, na Ilha de Wight, no dia 22 de janeiro de 1901. Durante o reinado de seu sucessor, Edward VII, a propriedade (projetada pelo príncipe Albert como uma residência de verão para ele e sua família), fora entregue ao  Royal Navy College. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local ficara praticamente abandonado e em 1945 (ano do término do conflito), houve um grande leilão de alguns de seus objetos. Colecionadores do condado de Surrey adquiriram parte de sua mobília e demais itens. Entre eles, a caixa de correio contendo um cartão de natal dentro. O invólucro de madeira ficou praticamente esquecido numa casa do condado até agora, quando ressurgiu no leilão da Hansons. Estima-se que sua venda varie entre £ 4.000 a £ 6.000 (R$ 25.311,42 e R$ 37.968,68, em câmbio atual).

A caixa de correio era usada pela rainha Vitória em Osborne House.

Charles Hanson, proprietário da Hansons Auctioneers, disse:

É um achado de primeira classe, adequado para uma rainha, que remonta a cerca de 1880. Podemos apenas imaginar o tom e o conteúdo das notas que a rainha deve ter colocado dentro, mas, uma coisa podemos ter certeza é de que ela gostava de enviar cartas e cartões. A maioria das pessoas ainda o faz, mas, infelizmente, as greves dos correios, os altos preços dos selos e a crise do custo de vida restringiram este simples prazer. Eu me pergunto o que a rainha Vitória teria pensado sobre os custos postais subindo de um centavo em 1800 para 95 pence para um selo de primeira classe hoje. Seu perfil apareceu no Penny Black, o primeiro selo postal adesivo do mundo, emitido em 1840. Minha família quase não recebeu cartões de Natal em comparação com os anos anteriores e muitas pessoas que conheço dizem o mesmo. Isso é uma pena. O Natal costuma ser a única ocasião em que ouvimos falar de velhos amigos ou familiares distantes. É uma tradição festiva que trouxe alegria para gerações. Os custos parecem estar esmagando esse gesto anual de boa vontade. Lembrei-me disso quando descobrimos a caixa de correio porque o vendedor encontrou um cartão de Natal antigo dentro dela. O preço de alguns selos poderia comprar um baralho hoje. Com a inflação em alta e contas de combustível de inverno para enfrentar, não é surpreendente que algumas pessoas não tenham enviado muitos, ou nenhum.

Já Chris Kirkham, diretor associado da Hansons de Londres, onde a caixa de correio será leiloada, disse:

Eu a descobri durante uma visita domiciliar de rotina em uma casa de campo em Surrey. Fui chamado para avaliar itens reunidos por um grande colecionador de antiguidades ao longo da vida. Foi comprado décadas atrás pelo avô do vendedor. Ele morava na Ilha de Wight. Entendemos que ele o adquiriu em uma venda de Carisbrooke, que oferecia itens relacionados à Osborne House em 1944 ou 1945. A Ilha de Wight abriga o Carisbrooke Castle Museum. Foi fundada em 1898 pela princesa Beatrice, filha mais nova da rainha Vitória. A princesa morreu em 1944 e uma venda de itens ocorreu nessa época.

Segundo relato do vendedor: “Meu avô colecionou objetos incríveis ao longo de sua vida. Ele era fascinado por antiguidades e colecionáveis. Achamos que a caixa postal pode ter sido dada como um presente festivo, pois encontramos um cartão de Natal dentro. É difícil separar-se de heranças de família, mas este item real merece ser visto e apreciado”. A caixa de correio da Rainha Vitória será leiloada pela Hansons London em 28 de janeiro (Catálogos/licitação: hansonslive.co.uk ou http://www.the-saleroom.com).

Detalhe com as iniciais da rainha (V.R., de Victoria Regina), na caixa de correio.

Atualmente, o nome e o reinado de Vitória estão sendo alvo de muita controvérsia, especialmente após a morte de sua trineta, a rainha Elizabeth II, que a suplantou como a monarca mais longeva do Reino Unido. Velhas feridas sobre o colonialismo britânico na África, na Ásia e na América foram reabertas. Bustos e estátuas da famosa soberana que definiu uma Era, derrubadas de seu pedestal. Vitória reinou de 1837 a 1901, período que coincidiu com a chamada Segunda Revolução Industrial e com a partilha dos continentes africano e asiático. Por ter seu rosto estampado em selos, cartões, moedas e retratos comemorativos, a imagem da monarca foi assimilada como um símbolo imperialista, embora quem governasse de fato fossem seus Primeiros-Ministros, como o próprio Lorde Disraeli (mencionado no primeiro parágrafo desta matéria), que havia conseguido para sua soberana nada menos que o título de Imperatriz da Índia! Estudos e considerações feitas sobre as sequelas do neocolonialismo britânico ainda estão sendo feitas, enquanto a família real procura se redimir como herdeira de um tesouro escravocrata, durante as cerimônias de coroação do novo rei Charles III, que acontecerão em maio deste ano.

Fontes:

BBC News. Queen Victoria’s postbox unearthed in Surrey cottage. – Acesso em 27 de Janeiro de 2023.

County Press. Isle of Wight post box from Queen Victoria’s Osborne auction. – Acesso em 27 de Janeiro de 2023.

Fine Books Magazine e Collections. Queen Victoria’s Personal Letter Box Under the Hammer. – Acesso em 27 de Janeiro de 2023.

Good News Network. Queen Victoria’s Personal Letter Box Dating Back 140 Years is Unearthed–With a Christmas Card Inside. – Acesso em 27 de Janeiro de 2023.

In Your Area. Royal letterbox used by Queen Victoria at stately home found in cottage with vintage Christmas card inside. – Acesso em 27 de Janeiro de 2023.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s