A rainha sorridente: rara gravação de Vitória desconstrói a imagem tradicional da soberana inglesa!

Na maioria das suas fotografias, ou em retratos pintados, a rainha Vitória quase sempre aparece com uma expressão austera e gestos imponentes. Tudo meticulosamente pensado para representar a grandeza do império britânico, associada à imagem da monarca. Contudo, numa filmagem em preto-e-branco recém restaurada, descoberta em bobinas pertencentes ao Museu de Arte Moderna de Nova York, Vitória aparece sorridente e feliz, durante aquela que seria sua última visita à Irlanda, em 1900.

Embora a técnica da filmagem ainda estivesse dando os seus primeiros passos, a gravação feita da rainha apresenta uma rara qualidade. Comparado com outras gravações realizadas do mesmo evento, está é a única que mostra o rosto de Vitória num ângulo mais próximo. Segundo Bryony Dixon, curadora da sessão de cinema mudo do Instituto de Cinema Britânico, “foi um choque ver o rosto da rainha Vitória”. Ela nos conta que, quando viu a gravação pela primeira vez no mês de janeiro, durante uma vista de trabalho a Nova York, “soltei um grito e estava dançando por aí”, após receber as imagens do arquivista do museu.

A descoberta, por sua vez, ajuda a desconstruir a representação tradicional da monarca, que aparece radiante na gravação, cumprimentando e sorrindo para os seus súditos, usando óculos escuros e protegida por um guarda-sol (seus acessórios de moda podem ser explicados, de acordo com Dixon, por uma sensibilidade ao sol que ela desenvolveu em seus últimos anos). “Muitas vezes, a descrição que se faz da rainha Vitória é que ela era muito rígida e irritável”, disse Dixon. “Isso a humaniza. Ela está claramente sendo muito afável, e você pode ver como as pessoas estão entusiasmadas para ter um vislumbre seu”. Ela também é vista sorrindo enquanto recebe uma cesta cheia de flores de duas meninas usando fitas em seus cabelos e chapéus adornados com penas.

A descoberta, por sua vez, ajuda a desconstruir a representação tradicional da monarca.

“Na imagem em movimento, você tem muito mais, mesmo em algo tão breve quanto isso, da personalidade da presença dessa mulher”, disse Dave Kehr, curador do departamento de cinema da empresa MoMA, em um vídeo produzido pela museu. “Esta é a personificação do Império Britânico; aqui está ela [..] Você realmente sente que está vivendo no mesmo espaço que ela”. Para Kehr, em entrevista por telefone na quinta-feira, dia 30/05.:”Essa é a maravilha de uma imagem em movimento – pode dar uma rapidez que a grande fotografia não pode”.

Com o simples título de “A Última Visita da Rainha Vitória à Irlanda (1900)”, e produzido pela Biograph Company, o filme esteve na coleção do MoMA por décadas, antes de ser redescoberto pelos arquivistas. A gravação foi restaurada pelo MoMA no ano passado e exibido para o público em Nova York em janeiro. Quase 500 pessoas o assistiram este mês no Victorian Film Weekender, do Instituto de Cinema Britânico, coincidindo assim com as comemorações de 200 anos do nascimento da rainha Vitória.

As imagens da soberana sorrindo e felizes são apenas as últimas evidências que revelam uma mulher distante das descrições austeras da maioria dos livros de história.

As imagens da soberana sorrindo e feliz são apenas as últimas evidências que revelam uma mulher distante das descrições austeras da maioria dos livros de história. A recente biografia escrita por Julia Baird, por exemplo, retrata uma rainha que se opunha à crueldade contra os animais, adorava dançar e chorava alto em público. Mais de um século após o falecimento de Vitória, é interessante perceber como o interesse do público na sua figura continua tão fervoroso como o era em seu tempo de vida.

Fonte: The New York Times – Acesso em 07 de junho de 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s