Biografia rara da rainha Vitória, contendo anotações negativas feitas pela monarca, vai a leilão em Londres!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Numa certa noite de 1840, a rainha Vitória, então aos 21 anos de idade, presidia um jantar casual no castelo de Windsor quando um jovem escudeiro penetrou no recinto trazendo algumas fofocas referentes à publicação de uma recente biografia sobre os primeiros anos de vida da monarca. Incomodada pelo assunto da conversa, Vitória exclamou peremptoriamente que “Nós não estamos contentes”. A rainha, por sua vez, tinha razão para ficar tão chateada, visto que dias antes ela mesmo havia recebido uma cópia da referida biografia e não gostou de nenhum pouco das informações que estavam contidas nela. “Nem mesmo uma palavra de verdade”, anotou a jovem monarca nas margens de uma das páginas do livro Queen Victoria From Her Birth to Her Bridal, escrito por Agnes Strickland. 175 anos depois do ocorrido, este exemplar da biografia, contendo as anotações feitas à mão por Vitória, reaparece na mídia como item de um leilão que será realizado pela Sotheby’s de Londres em 24 de novembro deste ano.

A rainha Vitória quando jovem, por Winterhalter (1843).

A rainha Vitória quando jovem, por Winterhalter (1843).

O ano de 1840 assinalou o início de uma nova fase na vida da rainha Vitória. Em 10 de fevereiro ela havia se casado com o príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota e para marcar a ocasião, foi comissionada uma biografia dos primeiros anos da rainha à historiadora Agnes Strickland, autora de muitos livros, como Lives of the Queens of England (1840-1842), publicada em 12 volumes. Strickland aceitou o desafio e se dedicou a pesquisar a vida da soberana, coroada cerca de 3 anos antes, produzindo ao final deste processo uma obra composta de aproximadamente 100 páginas. Assim que o livro foi finalizado, uma cópia do mesmo foi entregue à própria rainha para que ela revisasse e depois devolvesse à autora com suas anotações. O que Agnes não esperava, contudo, era o tom das anotações feitas por Vitória, que considerou imprecisas muitas das informações contidas no livro.

Apesar do retrato extremamente favorável que Agnes Strickland apresentou da soberana em sua obra, Vitória rabiscou os parágrafos desta e anotou nas margens das páginas expressões como “completamente falso”, “não é verdade” ou “sem sentido”. Aos 21 anos, a rainha já era conhecida por ser uma mulher perfeccionista e que prestava atenção até nos mínimos detalhes. Sendo assim, ela mudou nomes, datas e lugares onde Strickland havia se enganado. Tudo começou quando a jovem leu uma descrição da Princesa Sophia Matilda como “bonita como um anjo, e graciosa como uma ninfa”. A esta passagem, Vitória anotou a palavra “absurdo”, assim como escreveu “não” no parágrafo onde Strickland afirmava que a rainha ostentava um sorriso “tingido de melancolia” no dia do seu casamento.

Agnes Strickland, por John Hayes (1846).

Agnes Strickland, por John Hayes (1846).

Inclusive, Vitória chegou a corrigir a autora quanto à descrição do seu estilo de penteado, acrescentando ao “cabelo repartido” o “em tranças”. Enquanto Agnes afirmou que a jovem estava “corada e fatigada” quando fez sua primeira aparição na corte do tio, Guilherme IV, a biografada fez questão de observar que não estava “nem um pouco cansada”. Noutra passagem, a rainha nega completamente a descrição que Strickland fez da “primeira soirée de Sua Majestade”, onde a biógrafa escreveu que “mais de dois mil senhores estavam presentes e a multidão era tão grande que fivelas de diamantes foram quebradas ou perdidas”. A monarca então observou friamente que “a rainha concedeu apenas 1 ou 2 concertos de 100 pessoas”. Em outras partes, Vitória riscou parágrafos inteiros que ela considerou imprecisos ou desfavoráveis. As passagens que narravam seus encontros com o príncipe Albert, por exemplo, foram objeto constante de alterações.

Quando Agnes Strickland recebeu a versão da obra corrigida pela rainha Vitória, sua decepção foi tão grande que ela acabou destruindo as cópias restantes que estavam em sua posse. A irmã mais jovem da historiadora, Jane, recordou na época que a venda das obras foi interrompida e, na medida do possível, Agnes comprou todas as outras cópias disponíveis e as destruiu. Dessa forma, o livro acabou se tornando um item muito raro, tanto que em 1932 o rei George V contatou os descendentes de Strickland, pedindo para que lhe enviassem um exemplar do livro que tanto tinha enfurecido sua avó. Hoje em dia, é bastante difícil encontrar uma edição dele disponível e essa cópia, contendo anotações da rainha feitas a próprio punho, é a única que foi para o mercado nos anos recentes.

Anotações feitas pela rainha Vitória na biografia escrita por Agnes Strickland.

Anotações feitas pela rainha Vitória na biografia escrita por Agnes Strickland.

O exemplar da biografia Queen Victoria From Her Birth to Her Bridal, anotado pela própria soberana, foi vendido pela primeira vez em 2011 num leilão pelos descendentes de Agnes Strickland. Agora faz parte de uma coleção particular de mais de 140 primeiras edições de livros contendo anotações de personalidades importantes da história, como uma cópia do livro The World Crisis com uma dedicatória de Winston Churchill para Neville Chamberlain, além de outra obra contendo uma nota de Oscar Wilde ao seu amigo Robert Ross, “o espelho da amizade perfeita, Robbie, cujo nome escrevi no portal desta pequena peça”. A biografia comentada pela rainha Vitória, escrita por Strickland, irá a leilão no dia 24 deste mês com uma estimativa de preço entre £10,000-£15,000 (cerca de 56.745,91 a 85.118,87 reais).

Fontes:

Artnet, Artdaily, The Guardian e The New York Times Acesso em 08 de novembro de 2015

Anúncios

3 comentários sobre “Biografia rara da rainha Vitória, contendo anotações negativas feitas pela monarca, vai a leilão em Londres!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s