Filmagens da segunda temporada de “Marie Antoinette” terminam. Veja o que sabemos até aqui!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Emilia Schüle retorna ao papel da mais icônica rainha da França, para a segunda temporada da série “Marie Antoinette”, que retrata a vida da jovem esposa de Luís XVI no magnífico Palácio de Versalhes. Segundo a conta oficial da produção no Instagram, as filmagens já se encerraram. A foto da publicação apresenta um vislumbre de Schüle no papel da soberana e Louis Cunningham como o rei, ao lado de uma página do roteiro. Tendo sido um sucesso em sua primeira temporada, a luxuosa adaptação, que reúne elementos históricos e ficcionais, promete cativar o público de telespectadores mais uma vez.

Luís XVI (Louis Cunningham) e Maria Antonieta (Emilia Schule) (Imagem: BBC/Capa Drama/Banijay Studios France/Les Gens/Canal+/Caroline Dubois).

Luís XVI (Louis Cunningham) e Maria Antonieta (Emilia Schule) na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes!

Segundo Emilia Schüle, embora todos nós saibamos como a história de Maria Antonieta termina, a série apresenta, por outro lado, “uma nova visão de sua vida”. A soberana passou para a posteridade como uma mulher fútil e insensível para com o sofrimento do povo da França, a ponto de escarnecer de sua fome com a frase “que comam brioches”. Apesar de a maioria dos historiadores concordar que Antonieta jamais tenha dito essas palavras, o bordão se fixou em sua imagem como cola. Como clichê jornalístico, talvez nunca desapareça.

As filmagens são ambientadas na França. “Eles têm tantos castelos em Paris que é um insulto”, disse para a Tatler. “Eu definitivamente me acostumei muito com a visão de sebes perfeitas, jardins perfeitos … então, você sabe, eu consegui a “vida de princesa” completa. As filmagens foram feitas em Versalhes, com sua famosa Galeria dos Espelhos, no Châteaux Vaux-le-Vicomte, Lésigny, Champs e Voisins. A própria cidade-luz, Paris, aborreceu um pouco a protagonista. “Eu nunca pensei que diria uma linha como essa, mas eu cresci um pouco cansada de Paris”, admitiu. ‘É bem pequena, então conheci todos os cantos e… tornou-se relacionado ao trabalho para mim. Não é perfeito, é sujo, mas, claro, é lindo e cheira a croissants”, disse ela sorrindo.

Saint Georges (Yoli Fuller) e Maria Antonieta (Emilia Schule) (Image: BBC/Capa Drama/Banijay Studios France/Les Gens/Canal+/Caroline Dubois).

Elenco da primeira temporada de “Marie Antoinette”.

Na primeira temporada, a série retratou Maria Antonieta sob uma luz simpática, ressaltando sua ingenuidade diante de uma corte extremamente glamorosa, mas repleta de intrigas. A arquiduquesa austríaca havia se casado aos 14 anos e não estava habituada aos rígidos protocolos de Versalhes, onde as atividades mais banais se transformavam em cerimonial. No meio desse cenário, a personagem parece nunca compreender o quão conspiradores e desonestos seu oponentes podem ser, especialmente os nobres mais velhos, que desprezavam sua nova rainha.

A temporada em oito episódios deve estrear anda neste ano, ou no início de 2025, apesar da data oficial de lançamento ainda não ter sido divulgada. No Reino Unido, a série é distribuída pela BBC, enquanto nos Estados Unidos pela PBS. Todos os episódios anteriores já se encontram disponíveis na BBC iPlayer. Falando sobre a estreia, Sue Deeks, chefe de aquisição de programas da BBC, disse: “Maria Antonieta possui um fascínio duradouro e Deborah Davis tem uma visão muito singular para sua história – estamos realmente encantados por trazer este projeto ambicioso para a BBC Two e iPlayer”.

Emilia Schüle na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes, durante o intervalo das gravações da primeira temporada.

Bastidores da gravação da primeira temporada, com Emilia Schüle preparando seu cabelo para viver Maria Antonieta nas telas.

Criada por Deborah Davis (A Favorita) a segunda temporada, por sua vez, deve se concentrar no auge do governo de Luís XVI, quando a França enfrentava uma de suas maiores crises econômicas. Para piorar a situação, a rainha vê seu nome envolvido na aquisição de um gigantesco colar de diamantes, encomendado aos joalheiros da corte por seu inimigo, o cardeal de Rohan. A “intriga do colar”, como ficou conhecido tal episódio, colocou uma pá de cal na reputação de Maria Antonieta, valendo-lhe o título de Madame Déficit, embora ela fosse inocente nessa situação.

Aliado a esse cenário, as fofocas, a malevolência e a traição dos duques de Provence e Chartres fazem com que a rainha se torne o bode expiatório perfeito para todos os sofrimentos da população francesa, ameaçando assim a estabilidade da monarquia. Além de Emilia Schüle no papel de Maria Antonieta e de Louis Cunningham (Bridgerton) como Luís XVI, espera-se que Jack Archer (Call the Midwife e The Bay) retorne no papel do duque de Provence, irmão do rei. Em breve, mais uma produção sobre o universo faustoso e decadente da corte de Versalhes, com sua principal protagonista, retorna para as telas.

Fontes:

BBC – Acesso em 26 de Agosto de 2024.

TATLER – Acesso em 26 de Agosto de 2024.

Watch to Watch – Acesso em 26 de Agosto de 2024.

Deixe um comentário