Por dentro do guarda-roupas da princesa: vestidos de Lady Di vão a leilão, após exibição!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Diana, princesa de Gales, entrou para a história não apenas como uma das principais filantropas do último quartel do século XX, como também um dos maiores ícones da moda de todos os tempos. Ao ingressar na família real em 1981, a primeira esposa do atual rei Charles III revolucionou o código de vestimenta da realeza e quebrou vários protocolos. Por meio de vestidos, ternos, sapatos, luvas e chapéus, suas escolhas de roupas passavam uma valiosa mensagem política. Apoiada por um time de estilistas de peso, que incluíam o ex-casal David e Elizabeth Emanuel (as mentes criadoras por trás do vestido de noiva), Catherine Walker, Victor Edelstein e Christina Stambolian (designer do famoso “vestido da vingança”), Diana ditou tendências do mundo da moda e seu estilo até hoje permanece como um modelo seguido por outras mulheres. Agora, boa parte do seu guarda-roupas vai a leilão no dia 27 de junho, pela Casa Julien’s Auction. Enquanto isso, o acervo pode ser apreciado pelo público numa exposição em um shopping em Hong Kong, entre os dia 18 e 29 de abril, partindo em seguida para o Museum of Style Icons em Newbridge, na Irlanda (de 11 a 27 de junho).

Intitulada Princess Diana’s Elegance & A Royal Collection, a venda consistirá em algumas das peças mais notáveis da princesa Diana.

Catherine Walker, que criou o terno de saia de duas peças, foi uma das estilistas favoritas da princesa Diana.

No verão de 1997, Diana havia leiloado todo o seu gigantesco guarda-roupas, com peças que remontavam à sua época como princesa de Gales. A venda dos trajes desenhados exclusivamente para a mãe dos príncipes William e Harry arrecadou mais de 4 milhões de dólares (uma quantia muito alta para a época), destinada aos Hospitais e Instituições de Caridade apoiadas pela princesa, com a maior parte dos lucros voltada para o tratamento de pacientes soropositivos. Atualmente, boa parte desse acervo pode ser apreciado no Palácio de Kensington, onde Diana vivia com seus filhos, numa exposição que contém o vestido que ela usou no dia em que dançou com John Travolta na Casa Branca, em 1985; o famoso “vestido Elvis”, com um bolero branco coberto de pérolas, que lembra as jaquetas do rei do rock; um modelo desenhado pelo amigo Gianni Versace; e o mais célebre “vestido da vingança”, que ela usou em uma festa da revista Vanity Fair, no dia em que seu marido afirmou publicamente que fora infiel, em um documentário exibido na TV aberta, no ano de 1994.

A princesa Diana usou este vestido de Murray Arbeid para a estreia de O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber.

modelo estilo sereia, sem alças, é magnificamente coberto por estrelas de cristais, sobre tecido azul meia-noite e saia de tule.

O leilão que está para ser realizado pela Julien’s, por sua vez, é a maior venda conjunta de objetos da falecida princesa de Gales, desde 1997. Outros itens ligados à família real também estarão disponíveis, como um pedaço de renda do buquê da rainha Alexandra, usado por ela em seu casamento com Edward VII em 1863. Porém, a peça mais valiosa consiste em um vestido que Diana usou na abertura do musical O Fantasma da Ópera, em Londres, em 1986. O modelo estilo sereia, sem alças, é magnificamente coberto por estrelas de cristais, sobre tecido azul meia-noite e saia de tule. Para a ocasião, Diana o combinou com luvas de cano alto, na cor rosa metálico. “Ela fazia uma declaração de moda toda vez que se vestia e saía pela porta”, disse Martin Nolan, diretor executivo da Julien’s Auctions, com sede na Califórnia. Desenhado por Murray Arbeid, a princesa voltaria a usá-lo no mesmo ano, durante um jantar oferecido em homenagem ao rei Constantino da Grécia. Estima-se que os lances iniciais para esse traje ultrapasse a marca dos 2 milhões de reais!

A princesa Diana usou este vestido de Victor Edelstein em Londres e na Alemanha em 1987.

Esta carteira em formato meia-lua, na cor rosa, é um dos objetos da princesa Diana que será leiloado.

Outro conjunto de destaque consiste em um terno amarelo, com ombreiras acolchoadas, botões dourados e detalhes em azul marinho, desenhado por Catherine Walker. Diana foi fotografada com o modelo de duas peças durante uma visita à sede da Cruz Vermelha em Hong Kong (na época, uma colônia britânica), no ano de 1989. Recordando-se da ocasião, uma compradora idosa, cujo sobrenome é Fung, disse que as ruas da cidade ficaram tomadas de pessoas desesperadas para ter um vislumbre da princesa, no seu terno amarelo estilo Jack Kennedy. “Diana era carismática, carinhosa e dedicada à caridade. É por isso que muitos habitantes de Hong Kong a respeitavam”, disse Fung. O valor inicial do conjunto pode variar entre 30 e 50 mil dólares. Ao lado dessa peça, um vestido floral rosa, que remonta aos primeiros anos de Diana como princesa de Gales. Também de autoria de Catherine Walker, o traje possui valor estipulado entre 100 e 200 mil dólares.

“A Julien’s tem a honra de apresentar este leilão histórico que celebrará o estilo de moda icônico da princesa Diana e seu reinado como princesa do povo e será a maior coleção de Diana a ser leiloada em 27 anos”, disse Martin Nolan, cofundador e diretor executivo da Julien’s Auctions, em um comunicado.

Com efeito, mais um dos destaques do leilão consiste em um vestido de noite desenhado por Victor Eldestein, confeccionado em renda sobre seda na cor magenta. Diana usou no ano de 1987, em Londres e durante uma visita à Alemanha. Para se ter uma ideia, Eldestein é o nome por trás do mais conhecido “vestido Travolta”, que a princesa estava usando quando dançou com o astro de Os Embalos de Sábado à Noite. Espera-se que o traje menos conhecido, de 1987, seja vendido por uma quantia aproximada de 400 mil dólares. Segundo Martin Nolan:

Também estamos muito satisfeitos em trazer de volta muitos dos conjuntos de moda favoritos de Diana para a Ásia e a Europa, que ela usou em algumas de suas aparições reais internacionais altamente divulgadas e esforços humanitários, como seu terno Catherine Walker de sua visita a Hong Kong em 1989. Além disso, esta vitrine em Hong Kong representa os esforços da Julien´s para expandir nossa presença e desenvolvimento na região e nossa liderança nos leilões da Moda Real.

Intitulada Princess Diana’s Elegance & A Royal Collection, o conjunto de objetos da princesa a serem leiloados também incluem sapatos e bolsas. A venda ocorrerá tanto de forma presencial quanto online no site da juliensauctions.com, no dia 27 de junho (os lances começam às 10h, no horário de Brasília). Uma parte dos lucros será revertida para instituições de caridade relacionadas à distrofia muscular no Reino Unido.

Fontes:

Tatler Asia – Acesso em 24 de abril de 2024.

The Star – Acesso em 24 de abril de 2024.

Town & Country – Acesso em 24 de abril de 2024.

Deixe um comentário