Uma rainha dourada: Margrethe II se torna a monarca mais longeva da história da Dinamarca!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Com o falecimento da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, sua prima, a rainha Margrethe II da Dinamarca (outra descendente da rainha Vitória e do príncipe Albert), se tornou a única mulher na Europa a liderar uma monarquia. Atualmente com 83 anos, a soberana ascendeu ao trono dinamarquês após o falecimento de seu pai, o rei Frederico IX, em 14 de janeiro de 1972. Agora, ela se tornou também a monarca mais longeva da história do seu país, ultrapassando assim seu antepassado, Christian IV, que reinou por aproximadamente 51 anos e seis meses até a sua morte, em 1648.

Margrethe II fez história em muitos aspectos. Formada em Artes, ela é a única mulher a liderar uma monarquia na Europa, após a morte da rainha Elizabeth II. Além de ser a segunda mulher em seu reino a assumir o trono desde Margrethe I no século XV, agora ela se torna também a soberana mais longeva de seu país.

Margrethe celebrou seu Jubileu de Ouro (50 anos no trono) no ano passado, na companhia de suas irmãs, as princesas Benedikte e Ana Maria (outrora rainha consorte da Grécia), seus filhos, os príncipes Frederik e Joachim, respectivas noras, netos e netas. A soberana comemorou este marco no seu reinado em grande estilo e com muita descontração, apesar de sua dificuldade de locomoção, em decorrência de seus problemas na coluna. A rainha dinamarquesa era uma amiga bastante querida da falecida soberana do Reino Unido e esteve ao seu lado em muitos momentos importantes. O último deles foi no Serviço Religioso, oferecido por ocasião do aniversário de 1 ano da morte do príncipe Philip. Como a morte de Elizabeth II coincidiu com as comemorações do Jubileu na Dinamarca, Margrethe suspendeu as festividades para estar presente no funeral de sua prima.

No dia 16 de abril de 2013, da Dinamarca completou 83 anos de vida! Após ter se submetido a uma delicada cirurgia nas costas em 22 de fevereiro, a soberana, que desde então se recupera no Palácio de Christian IX, Amalienborg (residência oficial da família real dinamarquesa), apareceu na sacada do edifício às 12h, juntamente com seus filhos e netos, para agradecer junto aos seus súditos por mais um ano de vida. Na ocasião, ela retomou o controle dos negócios de Estado, que estavam sendo conduzidos pelo príncipe Frederik, na qualidade de regente.

Milhares de dinamarqueses compareceram aos portões do Palácio Christian IX, em Amalienborg, para prestar suas homenagens à rainha Margrethe II. . Fotos: Keld Namingoft, Casa Real

Para o aniversário da rainha, única mulher a liderar uma monarquia nos dias de hoje, foram feitas as seguintes programações:

  • Às 11h50, os oficiais da guarda da rainha usaram seus uniformes vermelhos de gala e houve uma troca de regimento em frente ao Palácio Christian VII, em Amalienborg.
  • Já se passaram cinco anos desde que Margrethe compareceu na sacada do Palácio. No seu aniversário de 2019 e em 2022 (ano do seu Jubileu de Ouro), ela permaneceu no castelo de Marselisborg, em Aarhus. Durante os anos da pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, a soberana comemorou seu aniversário de forma privada, de acordo com as regras de distanciamento social.
  • Tradicionalmente, as listas de felicitações pelo aniversário da rainha são colocadas nos portões do Palácio, em Copenhague, entre as 10h e 14h.

Na ocasião, Sua Majestade compareceu quatro vezes no balcão do Palácio Christian IX, em Amalienborg, para acenar aos seus súditos, aglomerados diante dos portões do Palácio. Margrethe, surgiu diante das pessoas com seu característico sorriso no rosto e aparentemente em ótimo estado de saúde! Ao lado da rainha, estavam seu filho e herdeiro, o príncipe Frederico e esposa, a princesa Mary, juntamente seus filhos, os netos da soberana. O segundo filho da monarca, o príncipe Joachim, também estava presente com sua esposa e filhos. A família real dinamarquesa e o povo cantaram o hino “Hoje é o aniversário da Rainha”, acompanhado pelo Royal Livgarde Musikkorps.

Fotografia da rainha Margrethe II, compartilhadas pelo perfil da família real dinamarquesa (@detdanskekongehus), por ocasião do novo marco alcançado pela soberana: em 16 de julho de 2022, Margrethe se tornou a mornaca mais longeva da história da Dinamarca, ultrapassando seu antepassado, Christian IV, que reinou por aproximadamente 51 anos e seis meses até a sua morte, em 1648. A foto da rainha, única mulher a liderar uma monarquia nos dias de hoje, foi tirada a bordo no Iate Real Dannebrog, por Keld Namntoft.

Enquanto as pessoas balançavam suas bandeiras para saudar sua soberana, um destacamento militar fazia um desfile, com a cerimônia da troca de guardas. Essa é a primeira vez que Margrethe faz uma aparição no balcão do Palácio em anos.  Dessa vez, ela ressurgiu numa ocasião mais do que especial, para agradecer por mais um ano de vida e por sua rápida recuperação de quase dois meses de convalescença, desde que foi submetida a uma delicada cirurgia nas costas no Hospital Público Estadual, Rigshospitalet. Milhares de dinamarqueses compareceram aos portões do Palácio Christian IX, em Amalienborg, para prestar suas homenagens à rainha Margrethe II.

Muito emocionada com as demonstrações de entusiasmo por parte do público, a rainha, ao lado de seus dois filhos, netos e noras, bradou “vivas” nove vezes à Dinamarca e ao seu povo. Em 16 de julho de 2022, Margrethe se tornou a monarca mais longeva da história da Dinamarca, ultrapassando seu antepassado, Christian IV, que reinou por aproximadamente 51 anos e seis meses até a sua morte, em 1648. Christian, por sua vez, se tornara rei aos 11 anos de idade, em 1588. Como ainda não havia alcançado a maioridade, ele precisou do auxílio de um governo regencial até o ano de 1596, quando então teve início seu reinando pessoal. Já Margrethe, segunda mulher a assumir a monarquia em seu país desde Margrethe I, no século XV, se tornou rainha aos 32 anos, em 1972.

Deixe um comentário