Download da matéria “Trono manchado de sangue”, publicada pela edição 141 da revista “Aventuras na História”

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

O assassinato do Czar Nicolau II da Rússia, sua esposa e filhos já foi chamado de um dos maiores crimes do século XX. O desaparecimento dos seus respectivos corpos logo após as execuções, por sua vez, renderam assunto para uma série de especulações dobre o destino da família imperial. Teriam eles conseguido sobreviver ao massacre? Diversas teorias foram feitas a esse respeito, especialmente sobre a possível sobrevivência de uma das grã-duquesas, Anastásia. Infelizmente, os remanescentes humanos dos Romanov foram encontrados numa cova nos arredores da floresta de Yekaterimburgo, colocando, assim, um ponto final no assunto. Contudo, o rótulo “os últimos Romanov” para classificar Nicolau e sua família é inadequado, uma vez que outros membros da dinastia conseguiram sobreviver à Revolução Russa e seus descendentes ainda hoje vivem entre nós, conforme podemos observar na matéria “Trono Manchado de Sangue”, publicada pela edição 141 da revista Aventuras na História.

Os Romanov (da esquerda para a direita): Olga, Maria, Nicolau II, Alexandra, Anastasia, Alexei e Tatiana, em foto de 1913.

Os Romanov (da esquerda para a direita): Olga, Maria, Nicolau II, Alexandra, Anastasia, Alexei e Tatiana, em foto de 1913.

O texto da matéria é da autoria de Paulo Rezzutti, pesquisador em história que já publicou dois livros pela editora Geração: “Titília e o Demonão” (2011) e “Domitila: a verdadeira história da Marquesa de Santos” (2013). O estilo de escrita de Rezzutti é bastante leve e de fácil compreensão. Através de biografias e registros fotográficos, ele discorre acerca do paradeiros de outras princesas russas, após a revolução de outubro de 1917, como por exemplo Maria Feodorovna, imperatriz viúva e mãe de Nicolau II, e Olga Alexandrovna e Xênia Alexandrovna, irmãs do último czar. Entre as referência que Paulo utilizou para compor o artigo encontramos os livros de Robert K. Massie, autor de “Nicolau e Alexandra” e “Catarina: retrato de uma mulher”, ambos publicados no Brasil pela editora Rocco. Por fim, a matéria ainda traz algumas informações sobre a situação dos Romanov hoje, na figura de Maria Vladmirovna, atual chefa da casa imperial russa.

Com efeito, trazemos para você, caro leitor, os scans da matéria “Trono Manchado de Snague”, publicada pela edição de abril de 2015 da revista “Aventuras na História”, em boa qualidade. Basta clicar nas imagens abaixo e fazer o download. Aproveite!

pag. 42

pag. 42

pag. 43

pag. 43

pag. 44

pag. 44

pag. 45

pag. 45

pag. 46

pag. 46

pag. 47

pag. 47

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s