A coroa trincada – estaria a monarquia britânica novamente em crise?

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Após as recentes notícias de que três membros da família real britânica estão enfrentando a luta contra o câncer, um clamor popular surgiu em torno da estabilidade do sistema. Capitaneada pela rainha Elizabeth II por 70 anos, a Casa Real enfrentou muitos momentos de crise, nas quais a relevância e a necessidade de sua manutenção foi posta à prova. Embora a falecida soberana tenha conseguido superar cada entrave colocado em seu caminho, o mesmo não pode ser dito de seus herdeiros. Com o recente diagnóstico de câncer da princesa de Gales e sua consequente ausência dos deveres oficiais da Coroa, um vácuo permanece em seu lugar, já que Kate é um dos membros mais queridos da família real. A situação pareceu ficar ainda mais preocupante quando o príncipe Harry, que há muito mantinha relações estremecidas com a família real, viajou até a Inglaterra para ver o pai. Com o rei Charles III também em reclusão, o futuro da dinastia parece incerto aos nossos olhos, enquanto a rainha Camilla e outros príncipes tentam tocar o barco vacilante da monarquia adiante.

Após o diagnóstico de câncer, o rei Charles III surpreendeu a todos ao não esconder sua condição de saúde.

O cenário começou a ficar preocupante quando, em 16 de Janeiro de 2024, a princesa de Gales precisou ser internada na London Clinic para aquilo que parecia ser uma cirurgia abdominal planejada. Após a operação, que foi um sucesso, a paciente permaneceu internada. Devido a isso, todos os compromissos oficiais da princesa seriam suspensos até o período da Páscoa. Kate, que completou 42 anos no dia 09 de Janeiro, dizia apreciar o interesse da pessoas em seu estado de saúde. Mas, ao mesmo tempo, ela esperava “que o público entenda seu desejo de manter o mais normal possível para seus filhos”. Além disso, a nota oficial acrescentava que ela “deseja que suas informações médicas permaneçam privadas”. Nesse ínterim, o rei Charles III também precisou passar por um procedimento hospitalar, em decorrência de um diagnóstico de alargamento da próstata. Apesar de as razões da cirurgia de Kate terem permanecido em segredo pela maior parte do tempo, segundo a vontade da própria princesa, seu sogro não vez questão de esconder sua condição: um tumor maligno fora descoberto pouco depois da primeira intervenção cirúrgica. 

Embora a equipe de comunicação do Palácio de Buckingham continuasse alegando que tanto o rei quanto a princesa de Gales estavam bem, era notório que algo estava sendo escondido do público. Por tradição, jamais afirmariam o oposto, uma vez que qualquer notícia em sentido contrário passaria uma imagem de fragilidade da Instituição. 13 dias após ter sido internada, a princesa Catherine de Gales só retornou para casa no dia 29 de janeiro de 2024. A informação foi dada através de um ofício emitido pelo Palácio de Kensington e publicada nos perfis em redes sociais da família de Gales. O príncipe William e o rei Charles III (antes de ser hospitalizado para uma cirurgia na próstata) a visitaram, enquanto ela se recuperava do procedimento. Outros membros da família real também desejaram à futura rainha consorte uma rápida recuperação. Na nota divulgada, porém, foi dito que a princesa está tendo um ótimo progresso. Tanto ela quanto o príncipe agradeceram à equipe médica da London Clinic, especialmente à enfermaria, por cuidarem da paciente no seu período de convalescença. Por fim, a “família de Gales continua sendo grata pelas boas vibrações que receberam, vindas de todas as partes do mundo”.

A rainha Camilla, de 76 anos, representou seu marido, o rei Charles, numa série de eventos oficiais da Coroa.

Em 02 de março, o porta-voz do Palácio de Buckingham anunciou que a rainha Camilla tiraria uma semana de férias dos deveres reais, após uma agenda apertada de compromissos representando a Coroa. A esposa de Charles III assumiu uma série de tarefas em nome do monarca, desde que ele precisou se ausentar dos deveres públicos para tratamento de câncer na próstata. Camilla passou uma temporada viajando pelos mares, enquanto outros membros da realeza assumiam a liderança dos deveres oficiais. A situação, por sua vez, preocupou muitos seguidores, uma vez que tanto o rei quanto sua nora, a princesa Kate, estavam afastados da mídia para cuidar da saúde. A última vez em que a esposa do príncipe William foram vista em público, por sua vez, havia sido no Natal de 2023. Já o príncipe William, após assumir mais alguns compromissos em nome do pai, também precisou se ausentar de alguns, como no Serviço Religioso em memória do rei Constantino II da Grécia, que ocorreu no castelo de Windsor. Muitos representantes da realeza europeia estavam presentes, exceto o herdeiro do trono britânico. Nesse período de vacância, Anne, a Princesa Real, e o príncipe Edward, duque de Edimburgo, assumirão os deveres da Coroa em nome de seu irmão, o rei Charles.

Um frenesi mundial começou a se concentrar em torno do paradeiro da princesa de Gales. As mais absurdas teorias da conspiração foram divulgadas, indo desde cirurgia plástica, até mesmo o divórcio do príncipe. “Por que ela desapareceu?”, era a pergunta que muitos se faziam, apesar da nota explicativa do Palácio de que Kate estaria cuidado de sua saúde e não retornaria aos deveres oficiais até a Páscoa. No dia 04 de março, o portal TMZ divulgou supostas imagens capturadas da princesa. A esposa do príncipe William teria sido fotografada por paparazzi, enquanto era conduzida em um carro por sua mãe, Carole. Muitos afirmaram não se tratar de Kate e sim de uma sósia, ou então sua irmã mais nova, Pippa. A situação piorou quando uma foto manipulada por Inteligência Artificial foi divulgada da princesa com seus filhos, no dia 10 do mesmo mês. No texto da legenda, ela agradecia a todos pelas “boas vibrações e suporte contínuo” que vinha recebendo nos últimos dois meses. Kate aproveitou a ocasião para desejar a todos um feliz dia das das mães (a data é comemorada no Reino Unido no segundo domingo de março). Junto com o agradecimento, um belíssimo registro fotográfico da princesa com seus três filhos: Louis, George e Charlotte.

Retrato da princesa Kate com seus três filhos. A imagem, possivelmente, foi manipulada por IA.

A foto, por sua vez, havia sito tirada pelo príncipe William. Porém, pouco depois, especialistas descobriram que a imagem havia sido adulterada, algo que pode ser claramente observado nos dedos das mãos dos príncipes, que aparecem distorcidos. Após essa constatação, os jornais pararam a distribuição da imagem. A princesa, em nota publicada no “X”, antigo Twitter, assumiu a culpa pela edição mal feita, afirmando que estava brincando com o photoshop. Apesar disso, o retrato não foi excluído dos perfis em redes oficiais do casal, muito menos foi postada a imagem sem efeitos. Tudo isso aumentou ainda mais a rede de especulações em torno do paradeiro da princesa e o que estaria acontecendo com ela. A ausência de informações mais claras por parte da equipe de comunicação do Palácio parecia acrescentar ainda mais lenha na fogueira. Enquanto isso, a situação da Casa Real Britânica seguia preocupante, com o recente diagnóstico de câncer do rei Charles III e o afastamento da rainha Camilla pelo período de uma semana. Sua ex-cunhada, Sarah, duquesa de York, também enfrenta uma luta contra a enfermidade.

Na busca desenfreada pelo paradeiro da princesa, tabloides do mundo inteiro estão veiculando novas imagens de Catherine fazendo compras com o príncipe William nesse final de semana. O casal teria sido flagrado numa feira de produtos agrícolas, próxima ao castelo de Windsor. Eles foram vistos pelo fotógrafo Nelson Silva, que também estava na loja. Nelson percebeu que conhecia a mulher de algum lugar e pouco depois reconheceu a futura soberana do Reino Unido ao lado de seu marido. Imediatamente, ele pegou sua câmera e filmou Kate e William saindo da loja. A princesa usa uma roupa preta esportiva e parece feliz enquanto caminha, carregando sacolas nas mãos. “Eu só queria para compartilhar com a minha família imagens e mostrar quão normais eles eram”. Kate está com um ótimo semblante nas imagens e aparenta estar bastante saudável. A equipe do site TMZ analisou as imagens do vídeo de Nelson e concluiu o seguinte: “não há dúvidas que foi filmado no sábado, bem perto da casa do Príncipe e Princesa de Gales, em Windsor, então sim, é um vídeo legítimo”.

Após o mundo inteiro especular sobre seu paradeiro, a princesa de Gales revelou em vídeo que estava nos primeiros estágios da quimioterapia, para tratamento preventivo contra o câncer.

Depois de meses de especulação da mídia, Catherine divulgou um vídeo em seus perfis em redes sociais, dando-nos uma preocupante notícia: a futura rainha consorte do Reino Unido está enfrentando câncer. A princesa foi internada em janeiro deste ano para uma cirurgia abdominal programada. A princípio, não se acreditava que sua condição era cancerígena. Mas a enfermidade, infelizmente, se confirmou. No vídeo, Kate diz que, por indicação médica, iniciou o tratamento com quimioterapia. Ela também agradece a todas as pessoas pelas mensagens de carinho e apoio que foram enviadas ao longo das últimas semanas. Enquanto lidava com a realidade, ela contava com o apoio incondicional de seu marido, o príncipe William, para contar aos seus pequenos filhos a respeito da situação pela qual está passando. A princesa estende sua empatia para todos aqueles que também estão enfrentando o câncer, nas suas mais variadas formas. Por agora, ela deve se retirar da vida pública e permanecer um tempo reclusa, enquanto cuida de sua saúde.

Com efeito, outros membros seniores da realeza levavam à cabo os compromissos oficiais do Palácio durante esse período de crise, como Anne, a Princesa Real, o príncipe Edward, duque de Edimburgo e sua esposa, Sophie, duquesa de Edimburgo. Contudo, a rainha consorte, Camilla, vêm executando a maioria dos deveres públicos, representando seu marido, a exemplo do Dia da Commonwealth, no último 11 de março. É importante salientar que, diferentemente de suas antecessoras no posto de rainha consorte, Camilla, que não foi educada para tais funções, surpreendeu a todos com sua desenvoltura, na medida em que faz seu melhor para tocar o barco da monarquia britânica adiante. Agora, foi dito que o rei a rainha farão uma breve pausa nos deveres oficiais após a Páscoa, para desfrutar de algum “tempo privado”. Embora doente, Charles continua cumprindo parte de suas funções como monarca constitucional, encontrando-se com o Primeiro-Ministro e demais membros do corpo diplomático. Segundo informações:

Os médicos do rei são otimistas, o paciente promissor e as perspectivas são para um verão ensolarado. Ele espera assistir ao Trooping The Colour de alguma forma e você pode esperar ver um ligeiro aumento dos seus deveres junto ao público a partir do início do verão, na medida em que o limite de risco (de grandes multidões) diminui.

O Trooping The Colour é quando o soberano comemora oficialmente o seu aniversário, no mês de junho. Após seu descanso, é quase certo de que podemos esperar ver mais do casal real publicamente.

Deixe um comentário