Joias da rainha Vitória e sua família são exibidas no Palácio de Kensington

Uma belíssima tiara de esmeraldas dada à rainha Vitória pelo seu marido, o príncipe Albert, é a peça central da exposição “Victoria Revealed”, realizada no lar de infância da monarca, no palácio de Kensington. A peça de 1845 contém “arcos góticos e um leve, delicado design”, disse o especialista da Sotheby, Justin Roberts, em uma prévia da exibição realizada no dia 28 de março de 2018. A exposição foi aberta ao público dois dias depois.

Tiara de esmeraldas da rainha Vitória;

O conjunto das joias , compostas por uma tiara, um colar, brincos e broche, deleitou a rainha do século XIX, que louvou seu “amado Albert” por seu “ótimo gosto”. As joias foram depois passadas da rainha Vitória para a sua neta, a princesa Louise, e mantidas quase intactas por todos esses anos. Mas, ao longo do tempo, famílias abastadas repartiram as peças para criarem joias mais modernas

Conjunto de brincos, colar e broche, feitos com diamantes e esmeraldas, que pertenceu à rainha Vitória.

“Tiaras dessas importância não sobreviveram porque a moda as desmantelou, mesmo na década de 1990”, disse Roberts. “Nós não vemos uma coleção de esmeraldas dessa qualidade. Foi alucinante quando a vi pela primeira vez”.

Os brincos não são exatamente como parecem. Aquele exibido à esquerda possui uma esmeralda sintética, uma vez que a original foi removida. “Estávamos falando em substituí-lo [por uma esmeralda real]”, diz Roberts, “mas faz parte da história deles”. Ele não comentou sobre o valor das joias, mas observa que é “considerável”. A história e a proveniência os tornam ainda mais importantes”.

A Tiara Fife

Ao lado do conjunto de esmeraldas existem duas outras importantes peças adicionais. Uma delas é a a Tiara Fife, que foi dada à Princesa Louise pelo seu marido no dia do seu casamento e foi criada com centenas de diamantes, que variam em peso de 1 a 10 quilates. Seu design apresenta uma linha de diamantes em forma de gota, que brilham e tremem um pouco, mesmo quando estão atrás do mostruário de vidro no Palácio de Kensington. A tiara foi dada posteriormente ao governo, para pagar impostos e depois emprestada aos Palácios Reais Históricos para a exibição.

A Tiara Fringe

Completa o mostruário em exposição outra das joias de Louise, conhecida como a Tiara Fringe. Ela pode ser usada como uma tiara ou convertida em um colar. Foi um presente de seus pais, o príncipe e a princesa de Gales (antes de se tornarem o rei Eduardo VII e a rainha Alexandra). A tiara, que contém raios graduados de diamantes em ouro branco e amarelo, foi feita no estilo kokoshnik, inspirada nas joias da corte Romanov, da Rússia.

A exposição “Victoria Revealed” permanecerá ativa durante todo o ano de 2018. Interessados podem encontrar mais informação em http://www.hrp.org.uk/Kensington-Palace.

Fonte: People Royals – Acesso em 04 de abril de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s