Joias da rainha Vitória e sua família são exibidas no Palácio de Kensington

Uma belíssima tiara de esmeraldas dada à rainha Vitória pelo seu marido, o príncipe Albert, é a peça central da exposição “Victoria Revealed”, realizada no lar de infância da monarca, no palácio de Kensington. A peça de 1845 contém “arcos góticos e um leve, delicado design”, disse o especialista da Sotheby, Justin Roberts, em uma prévia da exibição realizada no dia 28 de março de 2018. A exposição foi aberta ao público dois dias depois.

Tiara de diamantes e esmeraldas da rainha Vitória.

O conjunto das joias , compostas por uma tiara, um colar, brincos e broche, deleitou a rainha do século XIX, que louvou seu “amado Albert” por seu “ótimo gosto”. As joias foram depois passadas da rainha Vitória para a sua neta, a princesa Louise, e mantidas quase intactas por todos esses anos. Mas, ao longo do tempo, famílias abastadas repartiram as peças para criarem joias mais modernas

Conjunto de brincos, colar e broche, feitos com diamantes e esmeraldas, que pertenceu à rainha Vitória.

“Tiaras dessa importância não sobreviveram porque a moda as desmantelou, mesmo na década de 1990”, disse Roberts. “Nós não vemos uma coleção de esmeraldas dessa qualidade. Foi alucinante quando a vi pela primeira vez”.

Os brincos não são exatamente como parecem. Aquele exibido à esquerda possui uma esmeralda sintética, uma vez que a original foi removida. “Estávamos falando em substituí-lo [por uma esmeralda real]”, diz Roberts, “mas faz parte da história deles”. Ele não comentou sobre o valor das joias, mas observa que é “considerável”. A história e a proveniência os tornam ainda mais importantes”.

The spectacular Fife Tiara, made for Queen Victoria’s granddaughter Princess Louise, on display at Kensington Palace from Friday (C) Historic Royal Palaces.jpg

Ao lado do conjunto de esmeraldas existem duas outras importantes peças adicionais. Uma delas é a a Tiara Fife, que foi dada à Princesa Louise pelo seu marido no dia do seu casamento e foi criada com centenas de diamantes, que variam em peso de 1 a 10 quilates. Seu design apresenta uma linha de diamantes em forma de gota, que brilham e tremem um pouco, mesmo quando estão atrás do mostruário de vidro no Palácio de Kensington. A tiara foi dada posteriormente ao governo, para pagar impostos e depois emprestada aos Palácios Reais Históricos para a exibição.

A Tiara Fringe.

Completa o mostruário em exposição outra das joias de Louise, conhecida como a Tiara Fringe. Ela pode ser usada como uma tiara ou convertida em um colar. Foi um presente de seus pais, o príncipe e a princesa de Gales (antes de se tornarem o rei Eduardo VII e a rainha Alexandra). A tiara, que contém raios graduados de diamantes em ouro branco e amarelo, foi feita no estilo kokoshnik, inspirada nas joias da corte Romanov, da Rússia.

A exposição “Victoria Revealed” permanecerá ativa durante todo o ano de 2018. Interessados podem encontrar mais informação em http://www.hrp.org.uk/Kensington-Palace.

Fonte: People Royals – Acesso em 04 de abril de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s