Futuras rainhas: conheça a próxima geração de soberanas reinantes das monarquias europeias!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

No dia 31 de dezembro de 2023, a rainha Margrethe II da Dinamarca surpreendia a todos com a informação de que resolvera abdicar do trono em favor de seu filho e herdeiro, o atual rei Frederico X. A informação havia sido transmitida no tradicional discurso de ano novo da soberana, que até então era a única mulher a liderar uma monarquia na Europa. Com a voz um pouco rouca, ela revelou: “Decidi que agora é o momento certo. No dia 14 de janeiro – 52 anos depois de ter sucedido ao meu amado pai – deixarei o cargo de rainha da Dinamarca”. Margrethe também se tornara a soberana mais longeva da história de seu país, tendo governado por mais de 52 anos. Sob seu cetro, a aprovação da monarquia subiu para 84%. Depois de ter se tornada a segunda mulher a reinar na Dinamarca desde Margrethe I, no século XV, a soberana deixava assim o fardo da Coroa para as próximas gerações. Atualmente, nenhuma mulher está à frente de qualquer casa reinante na Europa. Porém, a próxima geração de monarcas trará consigo pelo menos cinco rainhas e uma princesa herdeira, que se preparam para o dia em que herdarão o trono de seus pais: Victoria da Suécia e sua filha, Estelle; a princesa Leonor das Astúrias; a princesa Élisabeth dos Belgas; a princesa Catharina-Amália dos Países Baixos e a princesa Ingrid Alexandra da Noruega. Vamos então conhecer um pouco sobre cada uma delas.

Victoria, princesa herdeira da Suécia

Victoria, princesa herdeira da Suécia. Foto de 2022, por Linda Broström.

Próxima monarca reinante da Suécia, a princesa Victoria é uma das personalidades mais influentes do seu país e do mundo. Filha mais velha do rei Carl XVI Gustaf com a teuto-brasileira, Silvia Renata Sommerlath, Victoria será a primeira mulher a ascender ao trono sueco desde 1720, quando Ulrika Eleonora ainda governava. Isso só foi possível graças a uma mudança no Ato de Sucessão da Suécia, feita pelo rei em 1979, que adotou o princípio da primogenitura, independentemente do sexo do/a herdeiro/a do trono. Victoria nasceu em Estocolmo, no dia 14 de julho de 1977. Tinha apenas dois anos quando foi declara herdeira direta do rei Carl. Quando criança, frequentou a escola pública Ålstensskolan, onde se constatou que tinha dislexia, assim como seu pai. Mais tarde, ela se formou em Artes pela Universidade de Uppsala, com passagens pela Université Catholique de l’Ouest, na França, e na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Graças a isso, a princesa consegue se comunicar fluentemente em sueco, francês e inglês, além do alemão, que aprendeu com sua mãe.

Por ser neta de uma brasileira, Victoria também consegue entender um pouco de português. No ano de 2010, a princesa se casou com Daniel Westling, com quem tem dois filhos, a princesa Estellle (segunda na linha de sucessão) e o príncipe Óscar. Caso não fosse a herdeira de seu pai, Victoria declarou que adoraria ter sido veterinária, devido ao seu amor pelo animais, principalmente as abelhas. Além disso, é uma árdua defensora dos direitos das mulheres e da saúde mental. Na qualidade de futura soberana, a princesa representa a Coroa em inúmeros eventos oficiais, visitas aos exterior (como as que fez aos Brasil, em 2006, e na Expo 2005 no Japão). Ela também é membro de organizações humanitárias e faz parte do Conselho Honorário do Comitê Paralímpico Internacional. Sendo assim, Victoria possui um papel importantíssimo na promoção da imagem de seu país no estrangeiro, assim como na continuidade da tradição monárquica.

Princesa Estelle da Suécia

Princesa Estelle da Suécia aos 13 anos em 2025, por Kate Gabor.

Nascida em 23 de fevereiro de 2012, a princesa Estelle da Suécia é a segunda na linha de sucessão ao trono, atrás de sua mãe. Fruto da união entre a princesa herdeira, Victoria, com Daniel Westling (casados em 2009), Estelle é neta do rei Carl XVI Gustaf e da rainha Silvia. Ela veio ao mundo no Hospital Universitário Karolinska, em Estolcomo, sendo então batizada como Estelle Silvia Ewa Mary, em homenagem tanto à sua avó materna, a rainha, quanto à sua tia paterna, Mary. A princesa foi então agraciada com o título de duquesa de Östergötland. Seu papel de destaque na linha hereditária ao trono foi possível graças a uma mudança nas Leis de Sucessão feitas pelo seu avô em 1979, que passaram a adotar o princípio da primogenitura, independentemente do sexo do/a herdeiro/a. Assim, Estelle assumiu a segunda posição na linha sucessória, na frente de seu tio, o príncipe Carl e de seu irmão, o príncipe Óscar. A princesinha começou a frequentar a pré-escola com apenas dois anos de idade, em janeiro de 2014, na Instituição de Ensino Público Grundskolan Äventyret (localizada nos arredores de Estolcomo).

Em agosto de 2018, ela ingressou no ensino primário no Campus Manillas, onde estuda até hoje. Suas atividades preferidas são Artes e Educação Física. Assim como sua mãe, a princesa Estelle tem um enorme carinho pelos animais, começando a se destacar na causa da defesa ambiental. Na qualidade de segunda na linha de Sucessão, a princesa Estelle tem um papel de destaque na família real sueca. Ela começou a representar a monarquia desde muito cedo, em 2014, quando inaugurou o “Caminho de Conto de Fadas da Duquesa Estelle”, em Tåkern. Anualmente, ela também participa das festividades do Dia Nacional da Suécia assim como do Dia de Santa Vitória, em que sua mãe tem uma papel de destaque. Tanto Estelle quanto seu irmão Óscar podem ser vistos publicamente por ocasião das comemorações da Páscoa e do Natal. Atualmente com 13 anos, a princesa é considerada um dos membros mais carismáticos da realeza europeia pela imprensa.

Princesa Élisabeth, duquesa de Brabante

Princesa Élisabeth dos Belgas, duquesa de Brabante, aos 21 anos, em 2022.

Filha primogênita do rei Philippe da Bélgica com a rainha Matilde d’Udekem d’Acoz, a princesa Élisabeth Thérèse Marie Hélène pode se tornar a primeira mulher a ocupar o trono belga, desde a Independência do país, em 1831. Tendo nascido em 25 de outubro de 2001 no Hospital Erasmus, em Anderlecht (próximo de Bruxelas), ela era a segunda na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai. Em 2013, quando seu avô, Albert II, abdicou, seu pai se tornou o novo monarca reinante e Élisabeth passou então para a posição de herdeira aparente. Com efeito, o status da jovem como sucessora de seu pai foi confirmado quando ela recebeu o título de Duquesa de Brabante, reservado apenas ao herdeiro da Coroa. Embora Élisabeth tenha mais três irmãos (Gabriel, Emmanuel e Eléonore), segundo as novas leis da constituição, o sucessor é o/a filho/a primogênito/a, independentemente do sexo. Isso pode fazer da jovem duquesa de Brabante a primeira soberana reinante de seu país. Portanto, ela recebeu uma educação ímpar e um treinamento condizentes com a sua posição como futura rainha.

No ano de 2005, a princesa Élisabeth ingressou na Escola Pública de Saint-Jan Berchmans, em Bruxelas, onde aprendeu a falar o flamenco, o francês e o alemão. Em 2018, aos 17 anos, ela começou o ensino secundário no UWC Atlantic College, no País de Gales, onde veio a aprender o inglês e o holandês, além de obter o Bacharelado Internacional. Uma vez tendo completado o segundo grau, a princesa deu início à sua formação militar na Academia Militar Real da Bélgica. Em 2024, ela se graduou em História e Política no Lincoln College, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Atualmente, a princesa cursa Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Como herdeira presuntiva do trono, Élisabeth desenvolve trabalhos voluntários em organizações de apoio à pessoas em situação de carência. Durante o período da Pandemia de Coronavírus, por exemplo, ela tinha o hábito de ligar para os súditos, para se certificar de seu bem-estar. Sua primeira atividade oficial foi concluída em 2011, quando ela inaugurou o Hospital Infantil Princesa Élisabeth. Em 2019, ela fez uma visita humanitária ao Quênia, acompanhada de sua mãe, a rainha Matilde.

Leonor, Princesa das Astúrias

A futura rainha da Espanha, Leonor, princesa das Astúrias.

Leonor, princesa das Astúrias e futura rainha reinante da Espanha. Nascida no dia 31 de outubro de 2005, em Madrid, a presuntiva herdeira da Coroa é a filha mais velha do rei Filipe VI com a rainha Letizia. A princesa veio ao mundo quando seus avós, João Carlos e Sofia da Grécia, ainda ocupavam o trono, antes de abdicarem em favor de seu primogênito. Tendo sido batizada com águas do Rio Jordão no dia 14 de janeiro de 2006, numa bela cerimônia realizada nos jardins do Palácio da Zarzuela, em Madrid, Leonor teve como padrinhos os seus avós paternos. Quando criança, foi matriculada no Colégio Santa Maria de los Rosales, uma instituição privada de orientação católica. Mais tarde, a princesa aprendeu o mandarim. Em 2021, aos 16 anos, Leonor ingressou no Ensino Secundário no UWC Atlantic College, no País de Gales, onde concluiu seus estudos com Bacharelado Internacional, em maio de 2023. Nesse mesmo ano, a princesa deu início à sua formação militar na Academia Geral de Saragoça, onde também cursa o Ensino Superior. Na qualidade de herdeira presuntiva do trono, a jovem, que acabou de completar 19 anos, detém os títulos de Princesa das Astúrias, Princesa de Girona, Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer. Além disso, Leonor é presidente honorária da Fundação Princesa das Astúrias e da Fundação Princesa de Girona. Em julho de 2024, ela vez sua primeira visita oficial de Estado a Portugal, representando a Espanha na qualidade de herdeira do trono, tendo sido recebida tanto pelo Presidente da República, quanto pelo Chefe de Governo.

Catharina-Amalia dos Países Baixos

Catharina-Amalia dos Países Baixos, Princesa de Organge. 2022. ©RVD – Gemmy Woud-Binnendijk.

Beatrix Carmen Victoria, Princesa de Orange, será a próxima rainha reinante, desde a abdicação de sua avó, a rainha Beatrix, em 30 de abril de 2013. Pela parte de sua mãe, ela possui ascendência argentina, enquanto descende de reis e rainhas neerlandeses por via paterna. Nascida no dia 7 de dezembro de 2003, em Haia, a jovem tem como padrinhos o Príncipe Constantijn e a Princesa Victoria da Suécia, entre outros. Durante a infância, Catharina foi educada na escola Bloemcamp em Wassenaar, entre os anos de 2007 e 2015. A partir de então, ela passou a frequentar o Christelijk Gymnasium Sorghvliet. Nesse intervalo, seu pai ascendeu ao trono dos Países Baixos, fazendo da filha a nova Princesa de Orange (título reservado apenas ao herdeiro direto do trono). Além disso, ela é Peincesa dos Países Baixos e Senhora da Ordem do Leão Neerlandês. Quando completou 18 anos, ela se tornou membro do Conselho de Estado e de sua Divisão Consultiva.

Na qualidade de futura rainha, Catharina representa a monarquia neerlandesa em muitos eventos oficiais, sendo também defensora de causas humanitárias. Foi mediadora estudantil e participou das conferências Model United Nations of the International School of The Hague (MUNISH) e The Hague International Model United Nations (THIMUN). A princesa concluiu o ensino médio no ano de 2021 e atualmente cursa Bacharelado em Política, Psicologia, Direito e Economia (PPLE) na Universidade de Amsterdã. Apesar de seu currículo ímpar, a princesa foi alvo de críticas na imprensa por seu sobrepeso, fazendo com que ela fosse constantemente comparada com outras jovens da realeza de sua geração, como Leonor, Princesa das Astúrias. Embora não tenha respondido às críticas, Catharina passou por um processo de reeducação alimentar, visível em suas fotos mais recentes em eventos da Coroa. Dessa forma, ela aos poucos pavimenta seu caminho para o trono.

Princesa Ingrid Alexandra da Noruega

Princesa Ingrid Alexandra da Noruega, em 2022. Foto de Ida Bjørvik.

Em 21 de janeiro de 2004, nascia a princesa Ingrid Alexandra da Noruega, em Oslo, capital do país. Filha do príncipe herdeiro Haakon com a princesa Mette-Marit Tjessem Høiby, Ingrid atualmente é a segunda na linha de sucessão ao trono, atrás apenas de seu pai. Devido a uma mudança nas Leis de Sucessão, ela pode vir a se tornar a segunda rainha reinante da Noruega, desde Margrethe I, no século XV. A neta do rei Harald V e da rainha Sonja começou seus estudos numa escola primária pública, a Jansløkka School, em 2010. Quando completou 10 anos, em 2014, ela passou a frequentar o Colégio Internacional de Oslo, onde aprimorou sua pronúncia do inglês. Cinco anos depois, ela iniciou o Ensino Secundário na Uranienborg School, localizada na cidade de Oslo. Seus principais interesses se concentram em Educação Física e Geografia. Em 19 de junho de 2010, Ingrid, então com 6 anos, foi dama de honra no casamento de sua madrinha, Victoria, a princesa herdeira da Suécia.

Ela representou a Casa Real nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Lillehammer, ascendendo a tocha. Em 2018, ela recepcionou o príncipe William e sua esposa, Kate (então duquesa de Cambridge), durante a visita oficial do casal à Noruega. A princesa Ingrid também aparece com frequência em eventos ao lado família real, como no Dia da Constituição Norueguesa, em 17 de maio. No aniversário de 18 anos da princesa, em 2022, ela recebeu seu próprio escritório no Palácio Real. Por enquanto, a preocupação de seus pais e avós está na continuação de sua formação. No outono de 2024, Ingrid deu início ao serviço militar no Batalhão de Engenheiros da Brigada Norte, onde deve permanecer até 2025. A princesa é uma soldado engenheira e ocupa o cargo de atiradora de elite. Nas horas vagas, ela gosta de esquiar com sua família e praticar exercícios ao ar livre. A causa ambiental é uma de suas principais preocupações enquanto herdeira do trono norueguês.

Referências:

HRH The Crown Princess – Acesso em 29 de Abril de 2025.

HRH Princess Estelle – Acesso em 29 de Abril de 2025.

Her Royal Highness Princess Ingrid Alexandra – Acesso em 29 de Abril de 2025.

Leonor de Bourbon – Acesso em 29 de Abril de 2025.

Princess Elisabeth, Duchess of Brabant – Acesso em 29 de Abril de 2025

The Princess of Orange – Acesso em 29 de Abril de 2025.

Deixe um comentário