Belos e imponentes: 20 palácios, castelos e mansões e suas fascinantes histórias – Parte II

Parte importante do patrimônio arquitetônico mundial, palácios e castelos transportam o imaginário popular para um passado remoto, habitado por cavaleiros, damas, príncipes, reis e rainhas. As novelas de cavalaria, os filmes e seriados ajudaram a construir esse universo repleto de trovas e canções, que louvam os feitos de grandes pessoas. Atualmente, tais estruturas refletem o notável progresso da civilização ao longo do anos, não só pela tecnologia utilizada na sua construção, como também pela concepção artística aplicada em sua decoração. Assim, cada parede, escadaria e afresco possuí uma história própria para contar ao visitante curioso, em busca de espaços encantados e narrativas pitorescas. Nessa matéria, selecionamos alguns dos mais belos castelos palácios e mansões espelhadas pelo globo.

Castelo de Sinclair

Ruínas do Castelo de Sinclair, localizado na costa oeste de Caithness, na Escócia. Sua construção data do início do século XVII.

Maison de Jeanne

Chamada de Maison de Jeanne, essa casa, localizada na rue Belvezet, em Aveyron (França), é possivelmente uma das mais antigas da Europa. Acredita-se que tenha sido erguida por volta do século XIII. Suas paredes eram totalmente revestidas de pedras e, conforme podemos notar, o andar superior é maior do que o inferior, uma vez que na época de sua construção os moradores pagavam imposto apenas sobre o térreo e não sobre os demais pisos. Em anos recentes, a Maison de Jeanne passou por um processo de restauração que muito descaracterizou sua fachada, deixando-a diferente de como podia ser vista em seu estado quase original, a exemplo desta imagem feita anteriormente.

Casa na Vila de Argentan

Uma casa construída em 1509 na Vila de Argentan, Orne, na França. Sua fachada ainda apresenta a estrutura original com mais de 5 séculos.

Castelo de Coca

O imponente Castelo de Coca, na Espanha, fortificação em estilo gótico e mudéjar, erguida em 1453 no município de Coca, na Província de Segóvia. Considerado Patrimônio Histórico da Espanha, atualmente a propriedade pertence à Casa de Alba e recebe visitas de turistas.

Duomo de Milão

Magnífico interior do Duomo de Milão, com suas colunas sustentado o teto abobadado. Sua construção data de 1386.

Château de La Rochefoucauld

Em 1520, no Château de La Rochefoucauld, Anne de Polignac mandou construir as galerias e a famosa escadaria em espiral no melhor estilo de Leonardo da Vinci. O rei Francisco I da França havia lhe dado alguns desenhos do grande mestre renascentista e Anne colocou suas ideias para fora do papel.

Fontana di Trevi

A magnífica Fontana di Trevi, uma das mais belas expressões do barroco italiano. Finalizada em 1762, o projeto da fonte foi originalmente feito por Bernini, um século antes. Sua ideias foram recuperadas com o passar das décadas por uma série de artistas e escultores, cada um dos quais dando uma contribuição diferente ao monumento. Ele está localizado na fachada do Palazzo Poli, em Roma, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

Vaticano

Galeria do Museu do Vaticano.

Castelo Karlštejn

O belíssimo Castelo Karlštejn, localizado na República Tcheca.

Castelo Grimmenstein

O encantador castelo Grimmenstein, na Áustria. Parece o cenário de algum livro de contos de horror do século XIX!

Palácio de Inverno

A suntuosidade das escadarias do Palácio de Inverno dos Romanov (atual Museu Hermitage).

Castelo Peleș

Belíssima escadaria em espiral no Castelo Peleș, em Sinaia, na Romênia.

Palais Garnier

A grande escadaria central do Palais Garnier, sede da Ópera de Paris. Construído em estilo neobarroco, o Palácio foi fundado originalmente em 1669 e reformado durante o Segundo Império Francês, em 1861, sob supervisão do arquiteto Charles Garnier.

Castelo de Reichsburg Cochem

O encantador castelo de Reichsburg Cochem, localizado na Renânia-Palatinado (Alemanha). Sua construção data do início do século XII, embora tenha passado por transformações significativas em 1868, após ser quase destruído cem anos antes.

Castelo de Marienburg

A belíssima biblioteca do século XIX no castelo de Marienburg, na Alemanha, com seu teto abobadado.

Castelo de Hohenschwangau

O encantador castelo de Hohenschwangau, na Alemanha.

Castelo de Bodelschwingh

O encantador castelo de Bodelschwingh, em Dortmund, na Alemanha.

Mansão do Barão Kelch

Interior da Mansão do Barão Kelch, em São Petersburgo. Projetada por três arquitetos diferentes, a mansão foi comissionada no final do século XIX por Alexander Kelch, um dos homens mais ricos da Rússia. Durante os anos da União Soviética, a mansão foi transformada em uma Escola de Cinema (uma das primeiras da Europa) e em 1998 foi doada pelo governo para a Faculdade de Direito da Universidade Estadual de São Petersburgo.

Templo do Sagrado Coração de Jesus

Magnífico Templo do Sagrado Coração de Jesus, em Barcelona. A construção se ergue no topo do Monte Tibidabo, região mais alta da cidade.

Igreja de São João, em Malta

O chão da Igreja de São João, em Malta (também conhecida como Co-catedral de São João) é coberto com aproximadamente 400 lápides em mármore colorido de cavaleiros e nobres da Ordem de São João de Jerusalém. Cada lápide apresenta o brasão de armas e o epitáfio de um membro da Ordem.

2 comentários sobre “Belos e imponentes: 20 palácios, castelos e mansões e suas fascinantes histórias – Parte II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s