Fatia do bolo de casamento de 40 anos de Diana e Charles é leiloada por aproximadamente 13.403 reais!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Em 29 de julho de 1981, cerca de 750 milhões de pessoas assistiam pela televisão o que a mídia amplamente divulgou como o “casamento do século”. Lady Diana Spencer, filha do 8° conde Spencer, desfilou de braços dados com o pai pela nave da Catedral de St. Paul, onde ela se uniu em matrimônio com Charles, príncipe de Gales. Aos 20 aos, a noiva oferecia um interessante contraste com seu noivo de 32. Era jovem, bela e sorridente, com um corpo alto e esguio, personificando aos olhos de todos o ideal dos contos de fadas. Já ele, com sua expressão austera e modos controlados, parecia um cavalheiro saído das páginas de algum romance escrito no período vitoriano e, portanto, fora de sintonia com a cultura dos anos 1980. Após a cerimônia, o casal fez o tradicional percurso na carruagem landau da rainha até o Palácio de Buckingham, onde uma multidão eufórica os esperava espremida contra os portões para vê-los acenando da sacada. Os festejos terminaram poucas horas depois, com um café oferecido aos convidados pela soberana, que mais parecia um magnífico banquete.

Fatia de um dos 23 bolos de casamento de Diana e Charles, que foi guardada por Moyra Smith e leiloada nesta semana por £ 1.850 (aproximadamente 13.403 reais, em câmbio atual).

Por ocasião do casamento de Diana e Charles, milhares de souvenires foram produzidos e comercializados por vendedores locais. Imagens do jovem casal apareciam estampadas em toalhas, jogos de chá, balões e moedas comemorativas. Até hoje, é possível encontrar alguns desses itens à venda em sites especializados. Contudo, na semana passada, um souvenir em especial chamou a atenção da mídia e dos compradores: uma fatia de um dos 23 bolos de casamento, que completou 40 anos em 2021, foi posta em leilão por um valor inicial de £ 200 a £ 300. Coberta por delicados detalhes de pasta branca açucarada, com um versão entalhada do brasão real, a fatia de maçapão pesa aproximadamente 800 gramas. A casa de leilões responsável pela venda da iguaria, a Dominic Winter Auctioneers, acrescentou na descrição que ela se encontra “parcialmente rachada” e tem “ligeiros danos no escudo da crista”. Por outro lado, o doce não comestível parece estar bem preservado, se considerarmos as quatro décadas decorridas desde que o bolo foi feito e distribuído.

Com efeito, a fatia pertenceu originalmente a Moyra Smith, que em 1981 trabalhava na Clarence House, como criada da rainha-mãe, Elizabeth Bowes-Lyon. O pedaço provavelmente foi cortado de um dos bolos de casamento que foram preparados para a festa. Em vez de comê-lo, Moyra resolveu guardá-lo. Ela embrulhou a fatia cuidadosamente e a preservou dentro de um estojo de lata para bolos com estampas florais, juntamente com uma etiqueta manuscrita: “29/7/81” – “Manuseie com cuidado – Príncipe Charles & Bolo de casamento da princesa Diane [sic].” A família Smith, por sua vez, vendeu a peça pela primeira vez em 2008 para um colecionador, por um preço não revelado. Hoje, dia 11 de agosto de 2021, a iguaria superou as expectativas da casa de leilões e foi arrematada pela impressionante soma de £ 1.850 (aproximadamente 13.403 reais, em câmbio atual). “[A fatia] parece estar exatamente nas mesmas boas condições de quando foi originalmente vendida”, disse Chris Albury, avaliador sênior da casa de leilões. “Mas desaconselhamos comê-la”, acrescentou.

Diana e Charles de braços dados, deixando a Catedral de St. Paul após a cerimônia de casamento, ocorrida em 29 de julho de 1981. Ao lado, o bolo oficial, com cinco camadas cortadas em formato de colunas coríntias.

A fatia leiloada pertencia a um bolo de camada única, cortado em sua parte lateral ou superior e cujos pedaços foram enviados para os membros da criadagem da Clarence House. Havia, contudo, um bolo oficial com cerca de 1,5m de altura, projetado pela Royal Navy School of Cookery e distribuído para os 1000 convidados do café oferecido pela rainha. A receita incluía frutas secas misturadas à massa, que ajudavam na conservação do doce por mais tempo. A estrutura do bolo apresentava uma elaborada sobreposição de cinco camadas, cortadas em formato de colunas coríntias, decoradas com flores, brasões e as iniciais do casal. “Para muitos, esta foi uma peça irresistível dos artefatos reais”, disse a casa de leilões, responsável pela venda do item. Segundo a Instituição, compradores dos Estados Unidos, Reino Unido e de vários países do Oriente Médio demonstraram interesse pela peça. Mas quem acabou dando o lance mais alto foi Gerry Layton, um fretador de barcos luxuosos, que acrescentou o artefato recém-adquirido em seu testamento, destinando-o à caridade.

“Eu terei que pensar em uma maneira de me impedir de tentar comê-lo”, brincou Gerry ao se referir à fatia do bolo. “Eu também pensei que poderia colocá-lo como um prêmio de rifa com parte do dinheiro indo para Centrepoint, do qual a Princesa Di era patrocinadora”, disse ele. Todavia, essa não foi a primeira vez em que fatias do bolo de casamento de Diana e Charles foram vendidas. Em 2015 e 2018, por exemplo, alguns pedaços apareceram disponíveis para venda em casas de leilão. No ano de 2017, o norte-americano John Hoatson, residente na Flórida, disse que também possuía uma fatia do famoso bolo de frutas da realeza. Colecionador aficionado de materiais sobre Diana, Hoatson disse que também possui uma amostra do tecido utilizado para a confecção do vestido de noiva da princesa e um sabonete que ela teria utilizado para lavar as mãos. Quando questionado se alguma vez ele se sentiu tentado a comer sua fatia de bolo, Hoatson respondeu: “Não, e todos me perguntam isso”. Na ocasião, ele acrescentou ainda que “é um bolo de frutas de 36 anos e parece muito ruim”.

Fontes:

BBC News – Acesso em 11 de agosto de 2021.

BBC News – Acesso em 11 de agosto de 2021.

CNN – Acesso em 11 de agosto de 2021.

Smithsonian Magazine – Acesso em 11 de agosto de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s