“Catarina, a Grande”: confira as primeiras imagens e cena da nova série da HBO!

Em 2018, a HBO levou os pesquisadores e entusiastas da história da Rússia à loucura ao anunciar a produção de um drama em série sobre a vida de uma das maiores governantes da Europa, a czarina Catarina II, conhecida também pelo epíteto de “a Grande”. A produção possui como recorte temporal os últimos anos do reinado de Catarina, que durou de 1762 até 1796 e foi um dos mais prolíficos em termos de cultura, educação e de expansão territorial. A escolha da atriz para interpretar a monarca não poderia ser mais certeira: Helen Mirren, famosa por vestir a pele de outras rainhas famosas, como Elizabeth I e II e também a rainha Charlotte, esposa do rei George III. Com Catarina II, Mirren explana seu currículo para além da história inglesa, ao dar vida à princesa alemã que, por meio de um golpe de Estado, se tornou imperatriz do maior país do globo.

Primeira imagem de Helen Mirren como Catarina II, divulgada pela HBO.

A caracterização da personagem ficou impecável. Percebe-se pela imagem acima todo o cuidado da produção em reproduzir o visual da soberana, suas roupas e adornos, tendo como referência a moda estilo rococó, que também pode ser observada no cenário que serve de moldura para a atriz, compondo assim um quadro bastante verossímil do passado. Muito embora Catarina estivesse bem corpulenta durante os anos finais de sua vida, seus trajes imperiais parecem cair como uma luva em Helen Mirren.

Jason Clarke como Grigory Potemkin e Helen Mirren, em cena de “Catarina, a Grande”.

O enredo da trama vai explorar os conflitos políticos e sexuais que marcaram o reinado de Catarina II, principalmente seu relacionamento com Grigory Potemkin, general que, de acordo com Robert K. Massie, foi o marido morganático da imperatriz. De acordo com a nota emitida pela equipe de produção do show:

Tendo como cenário a corte politicamente tumultuada e sexualmente carregada da imperatriz russa Catarina, a Grande, que exercia o poder supremo em toda a Rússia durante quase metade do século XVIII, a série limitada segue Catarina no final de seu reinado, com Grigory Potemkin. Em meio a escândalos, intrigas e imensos conflitos, eles desenvolvem um relacionamento único e dedicado, superando seus adversários juntos e servindo como arquitetos da moderna Rússia.

Helen Mirren em cena divulgada pela equipe da HBO.

Em janeiro desse ano, a HBO divulgou um vídeo no qual podemos ver uma breve cena da série, que tem data de estrei prevista ainda para este ano. Confira:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s