Ouça: vozes do czar Alexandre III da Rússia e sua esposa, gravadas em 1889, são recuperadas!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

A segunda metade do século XIX foi marcada por uma série de avanços no campo cientifico e tecnológico, que mudariam para sempre a história do ocidente. Entre essas inovações, podemos destacar o gramofone, desenvolvido pelo alemão Emil Berliner, em 1888. O aparelho permitia gravar a voz do locutor em um cilindro coberto com cera. Muitas foram as personalidades da época, que testaram o evento de Berliner, como a rainha Vitória, cuja voz foi recentemente recuperada e remasterizada (escute aqui), e o imperador Pedro II do Brasil, juntamente com sua filha, a princesa Isabel. Essa última gravação, por sua vez, ainda está para ser disponibilizada. Um aparelho similar é o fonógrafo, inventado em 1877 por Thomas Edison e que funciona de forma pastante parecida ao gramofone de Berliner. No rol dos chefes de Estado que experimentaram o fonógrafo estão o czar Alexandre III da Rússia e sua esposa, a czarina Maria Feodorovna. Os dois cantam um dueto, que pode ser ouvido no vídeo abaixo:

Por se tratar de uma gravação antiga, o conteúdo da mesma está um pouco incompreendível. Alexandre III e Maria Feodorovna parecem candar uma balada dinamarquesa, língua materna da czarina. Na ocasião em que o registro teria sido feito, os dois se encontravam em visita ao Palácio de Fredensborg (Dinamarca), em 28 de setembro de 1889. De acordo com o jornal do dia, “O fonografo foi apresentado a Suas Majestades o rei e a rainha, na presença de altos convidados, no castelo de Fredensborg. A apresentação teve lugar em Havesalen (jardim) e começou às 10h. As melodias mais populares cativaram os governantes reais e imperiais em duas horas, e foi apenas por causa do tempo avançado que a apresentação foi interrompida”. Entretanto, não há menção de uma gravação feita neste evento pelos imperadores, mas pode ter acontecido antes ou depois (no dia seguinte), já que Alexandre III estava muito interessado no fonógrafo. A demonstração foi repetida cerca de dois meses depois, na Rússia.

No domingo, 10 de novembro de 1889, um evento similar aconteceu no palácio de Gatchina. O imperador convidou um número de amigos (havia 39 presentes), entre os quais dois irmãos e seus filhos, vários ministros e senhoras da corte, e outros. Julius Block diz a um amigo – “Pediram-me para mostrar e explicar o fonógrafo de Edison após o jantar, que terminou em 20:45. Depois de uma breve explicação, fui a uma demonstração do fonógrafo de corneta solo, que estava sendo tocado pelo próprio imperador. O Imperador e Imperatriz expressaram sua plena satisfação e disseram que se surpreenderam com a limpeza e a intensidade do fonógrafo, em comparação com o que ouviram no palácio do rei da Dinamarca. “O imperador Alexandre III fez um pedido de um fonógrafo e Edison preparou o último modelo com um sinal que diz: “O fonógrafo é apresentado a Sua Majestade, ALEXANDRE III, Imperador da Rússia, pelo seu inventor Edison, em 1889.”

Fonte: IMPERIAL RUSSIA

Um comentário sobre “Ouça: vozes do czar Alexandre III da Rússia e sua esposa, gravadas em 1889, são recuperadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s