As gemas da rainha: joias de Maria Antonieta podem ser vistas pela primeira vez em quase 200 anos!

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Famosa por seu vestuário extravagante e gostos expansivos, Maria Antonieta (arquiduquesa da Áustria e rainha da França entre os anos de 1774 e 1792), até hoje permanece como um ícone da moda para a cultura ocidental. Decapitada em 16 de agosto de 1793, sua cabeça ostentou em vida algumas das mais belas joias já fabricadas no continente europeu. Quando jovem, o amor da rainha pelas belas roupas e adereços ostensivos acabou por lhe criar uma péssima reputação, numa época em que a França passava por grave crise financeira. A imagem da soberana gastadeira, que escarnecia da fome e da miséria dos súditos foi bastante veiculada pela imprensa revolucionária, especialmente após o escândalo envolvendo seu nome e a aquisição de um gigantesco colar de diamantes, avaliado atualmente em 14 milhões de dólares. 225 anos após a execução da esposa de Luís XVI, algumas de suas preciosas gemas, que tantos problemas lhe causaram em vida, foram leiloadas em novembro de 2018, pela Sotheby’s Geneva, juntamente com outras peças que pertenceram à família Bourbon-Parma.

Ao se casar com o herdeiro do trono francês, Maria Antonieta recebeu de sua mãe, a imperatriz Maria Teresa da Áustria, uma grande quantidade de diamantes brancos, que ela trouxe consigo de Viena. Uma vez em Versalhes, o rei Luís XV lhe presenteou com todas as joias que haviam pertencido à falecida delfina, Maria Josefa da Saxônia, bem como as joias de Estado, incluindo o famoso colar de pérolas gigantescas, legado por Ana d’Áustria no século XVII às consortes reais francesas. Ao longo de sua vida, Antonieta aumentaria ainda mais essa coleção, gastando uma grande quantidade de dinheiro na aquisição de novas pedras preciosas. Quando estourou a Revolução Francesa, a alcunhada Madame Déficit colocou todas as suas preciosas gemas num cofre e partiu de Versalhes em direção às Tulheiras. Secretamente, a rainha e sua dama camarista, Madame Campan, retiravam as pedras preciosas de suas armações para facilitar o seu contrabando para outro país, caso a família real conseguisse deixar a França. A esposa de Luís XVI esperava poder viver do dinheiro da venda dessas peças.

Ao tentar fugir da França, em 20 de junho de 1791, Maria Antonieta havia enviado secretamente para seu irmão, o imperador Leopoldo II, toda sua coleção de joias e pedras preciosas. Ao seu cabeleireiro, ela enviou outra parte, enquanto as joias de Estado, incluindo o famoso colar de Ana d’Áutsria, foram tomas pela Assembleia Nacional. Como a família real foi capturada antes de cruzar a fronteira, as peças ficaram em posse da coroa austríaca até serem passadas para a única filha sobrevivente do casal de monarcas, Maria Teresa Carlota. Como morreu sem filhos, a princesa legou as joias de sua mãe para sua sobrinha e filha adotiva, que passou desta para a família Bourbon-Parma. Muitas das pedras preciosas que haviam adornado o colo de Maria Antonieta foram reagrupadas em novos conjuntos, incluindo sua magnífica coleção de pérolas naturais, que podiam valer mais do que diamantes. De lá pra cá, o paradeiro de suas joias permaneceu praticamente desconhecido. Quase dois séculos depois, essas gemas foram finalmente postas à luz num leilão. Os lances iniciais podem chegar à impressionante cifra de um milhão de dólares. Abaixo, selecionamos algumas fotos das históricas peças, divulgadas pelo site da W Magazine. Confira:

Um broche de diamante com pendante, dado a Princesa Maria Pia de Bourbon-Duas Sicílias, pelo avô de seu marido, Carlos II de Parma, por ocasião de seu casamento com Robert I. Estimado US $ 25.000 – 35.000. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

Um colar com diamante e 331 pérolas naturais, pertencentes a Maria Antonieta, rainha da França. Estimava entre US $ 200 mil e 300 mil. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

Um broche de arco de diamante com um rubi birmanês de 6,89 quilates, dado à arquiduquesa Maria Anna da Áustria por seu pai para marcar o nascimento de seus dois filhos. Estimava entre US $ 200 mil e US $ 300 mil. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

Um pingente de diamante com uma pérola natural, estimado entre US $ 1.000.000 a 2.000.000. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

Um brinco de diamante, dado a Robert I por sua avó, Maria-Teresa de Sabóia, a duquesa de Parma, estimado entre US $ 150.000 e 250.000. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

Um conjunto composto por 95 diamantes, incluindo cinco diamantes que pertenceram a Maria Antonieta, rainha de França. Feita pora Luísa de França, neta de Carlos X, rei da França e mãe de Roberto I, Duque de Parma. Estimado entre US $ 300.000 e 500.000. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

As jóias anteriormente pertencentes a Marie Antoinette também incluem um broche de diamante com fita dupla no valor de US $ 50.000 a US $ 80.000.

Um broche de diamantes, com uma safira de 30,7 quilates do Ceilão, entregue à arquiduquesa Maria Anna, da Áustria, por sua mãe, por ocasião de seu casamento. Estimado entre US $ 150 mil e 250 mil. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

Um par de pérolas naturais, estimado entre US $ 30.000 e US $ 50.000. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

Um anel com um diamante de 2,44 quilates, dado à arquiduquesa Maria Anna da Áustria por seu pai para marcar o nascimento de seus dois filhos. Estimado entre 120 mil e 180 mil. Destaque no Royal Jewels do leilão da família Bourbon-Parma na Sotheby’s Geneva, em novembro de 2018.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s