Os Romanov como você nunca viu: fotos raras mostram a intimidade da família imperial russa

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Quando Nicoulau II da Rússia foi executado junto com sua mulher e filhos na madrugada de 17 de julho de 1918, eles deixaram para trás uma vastíssima coleção de objetos, cartas, peças de vestuário e fotografias que nos contam como era a vida da realeza russa no período pré-revolucionário. A maioria dos retratos veiculados dos Romanov mostram-nos quase sempre em pose e com expressões sérias (como podemos observar na foto de capa desse post), enaltecendo assim a imagem de uma família martirizada pelos bolcheviques. Contudo, uma coleção de fotografias íntimas captura os últimos governantes da Rússia Imperial de uma forma pouco comum, despojada de todos os paramentos monárquicos que até então estamos acostumados a ver. As fotos foram feitas entre 1915 e 1916, um ano antes de Nicolau abdicar do trono e ser mantido prisioneiro com os demais membros da família. Algumas delas retratam situações bem cômicas, já outras demonstram um lado mais solidário por parte dos fotografados. Vejamos então algumas desses interessantes registros.

Nesta foto tirada em 1915, Nicolau e suas filhas (Maria, Anastásia, Olga e Tatiana) olham solenemente para a câmera. O czar parece estar orgulhoso em seu uniforme militar!

Nesta foto Nicolau e suas filhas (Maria, Anastásia, Olga e Tatiana) olham solenemente para a câmera. O czar parece estar orgulhoso em seu uniforme militar!

Aqui temos Anastásia, Olga e Maria com seu irmão Alexei em um dia na praia.

Aqui temos Anastásia, Olga e Maria com seu irmão Alexei em um dia na praia.

Anastásia era tida como a filha mais travessa de Nicolau e Alexandra. Nessa foto fodemos ver a Grã-duquesa fazendo careta para a câmera, usando uma dentadura.

Anastásia era tida como a filha mais travessa de Nicolau e Alexandra. Nessa foto podemos ver a Grã-duquesa fazendo careta para a câmera, usando uma dentadura.

Czar Nicolau II

Czar Nicolau II

O czar Nicolau II era um homem apaixonado por fotografias, o que pode ser comprovado pelas inúmeras fotos que ele tirou. Passou sua paixão para Maria, terceira filha do casal de monarcas. Foi ela a responsável por colorir a maioria das imagens que fazem parte desta coleção. Muitas das fotos mostram a família dando assistência aos soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. Como a situação interna da Rússia se agravou em 1917, o país teve que se retirar do conflito. Um ano depois o estado do país já era calamitoso: devido ao rigoroso inverso e à escassez de alimentos, muitas pessoas saíram nas ruas quebrando vitrines para obter pão e outros gêneros de primeira necessidade.

Foto-dei-Romanov-191516-10

Nicolau e suas filhas visitam saldados russos feridos na Primeira Guerra.

Nicolau e suas filhas visitam saldados russos feridos na Primeira Guerra.

A felicidade antes da tempestade: O czar Nicolau II com seu filho Alexei e as filhas Olga e Tatiana.

A felicidade antes da tempestade: O czar Nicolau II com seu filho Alexei e as filhas Olga e Tatiana.

O sentimento anti-alemão era muito forte na Rússia durante aqueles anos. Cartazes com os dizeres “abaixo à mulher alemã”, em referência à czarina Alexandra, ou “abaixo o czar” eram muito frequentes nas ruas. Quando a Revolução estourou em 1917, Nicolau não teve escolha a não acatar as ordens do partido Soviete e abdicar do trono em 2 de março daquele ano. Ele e sua família se entregaram à tutela do Governo Provisório, vivendo a partir de então isolados em seu palácio e com considerável conforto.

Nicolau II passou seu amor pela fotografia à filha Maria, responsável por colorir as presentes imagens.

Nicolau II passou seu amor pela fotografia à filha Maria, responsável por colorir as presentes imagens.

Muitas das fotos foram tiradas pelo próprio Nicolau, que era uma espécie de fotógrafo amador.

Muitas das fotos foram tiradas pelo próprio Nicolau, que era uma espécie de fotógrafo amador.

Maria, Olga e Tatiana Romanov.

Maria, Olga e Tatiana Romanov.

Em 1918 a situação ficou ainda mais crítica para os Romanov. Foram transferidos do palácio para uma espécie de fortaleza em Ekaterimburgo, Tentativas de resgate para a família imperial foram feitas pelas tropas brancas, o que deixou os bolcheviques ainda mais furiosos. Enquanto Nicolau vivesse ele seria um foco para as investidas pró-monarquistas, além de um símbolo do regime que acabava de ser derrubado. Então, na madrugada de 17 de julho, ele e sua esposa, filhas, filho e mais três empregados foram despertados e escoltados para um porão, com a desculpa de que seriam fotografados, da mesma forma como fizeram em várias ocasiões, provando assim que ainda estavam vivos.

Olga Romanov deitada em sua cama.

Olga Romanov deitada em sua cama.

Olga Romanov e um soldado não identificado.

Olga Romanov e um soldado não identificado.

Olga Romanov e uma pessoa não identificada.

Olga Romanov e uma pessoa não identificada.

Após alguns minutos esperando um fotógrafo que jamais apareceria, um comitê entrou no quarto e anunciou que Nicolau e toda a sua família deveria ser executada. Imediatamente mais de 100 tiros foram disparados, ceifando a vida daquelas pessoas. Muitas pessoas acreditaram (e ainda há quem acredite) que Anastásia e Alexei, os filhos mais novos do casal de imperadores, conseguiram sobreviver. Essa engano só foi desfeito quando, em 2007, seus remanescentes humanos finalmente foram encontrados. Contudo, até hoje eles habitam o imaginário popular, dividindo opiniões de pesquisadores e entusiastas ao redor do mundo.

Maria, Anastásia e Olga Romanov.

Maria, Anastásia e Olga Romanov.

Observação: O objetivo desse post não foi isentar ou atribuir culpa ao czar Nicolau e sua família pelos acontecimentos que culminaram na revolução. Limitei-me apenas a uma breve narração da história para contextualizar as fotografias, deixando o resto por conta da interpretação pessoal. Acredito que as imagens possam falar mais do que as palavras!

Fonte: Daily Mail

60 comentários sobre “Os Romanov como você nunca viu: fotos raras mostram a intimidade da família imperial russa

    • Ele talvez foi um grade pai de familia, um cara legal de gosto simples, mais um grade czar não. Ele não foi feito para ser czar. Só duas vezes foi até Moscou não conhecia o país nem seu povo, ficava só no imenso palácio Tzarcolé Seló cercado de uma elite nobre extremamente rica e não sequer sabia que o povo russo passava fome. Na biografia dele tem seus diários e Nicolau e familia, assim como os nobres da corte só pensava em férias na Criméia, quando os alemães invadiu a Rússia na primeira guerra o czar foi pra frente de batalha. Era o mínimo que se podia esperar dele, mas a situação de falta de comida no país devido a recente guerra RUssia/Japão já estava desesperadora. Ai n deu. Os operário s partiram para a revolução.

      Curtir

    • Milhões de camponeses e operários russos morriam de fome e frio nos campos e nas cidades mas o grande homem vivem faustosamente nos seus palácios incessível ao destino de seu povo. A dinastia dos Romanov atormentaram o povo russo durante séculos. A população não aguentava mais sustentar uma elite perdulária que vivia sustentada pelo tesouro sem resolver os problemas cruciais da nação. Lênin não foi um demônio, foi um visionário patriota que queria modernizar e transformar a Rússia numa nação moderna e democrática. Leia-se democracia ativa e não representativa.

      Curtir

    • Que mané grande homem, você elogia um cara que mandava as pessoas pra katorga, depois reclama do stalin ter mandado pros gulags, elogia um cara que espionava os insatisfeitos e ele próprio insuflava revoltas com sua policia secreta infiltrada, a ohkrana, pra depois matar todos os rebeldes, por traição, depois quer falar mal da kgb, o grande homem matou o irmão do lênin num fuzilamento acusando o mesmo de traição, e depois quando o lênin estava na posição, inversa, queria que acabasse como? lênin fez com nicolau e toda sua família o mesmo que nicolau teria feito com lênin e toda sua família…

      Curtir

    • Ele era um idiota, assim como sua mulher que preferia dar ouvidos a Rasputin! Apenas um pau mando, idiota. Sua morte foi apenas consequencia do mal governo.

      Curtir

    • Grande Homem sim!
      De uma bondade de coração sem igual, amava a Russia e a família!
      Para quem o deia sem motivos, ou forma a opinião baseando-se em filme e série é dificil entender; a prova é que alguns o chamam de tirano, outros o classifica como fraco… Nem fraco e nem tirano, era um ser humano.

      Curtido por 1 pessoa

    • Aproveite o seu tempo livre para ler um pouco mas de história mundial . O que quer dizer com “fraco”? Só porque ele foi destronado e morto?

      Curtir

    • Não, porque ele foi controlado pela mãe e depois pela esposa, além do Rasputin, claro. Um governante alheio aos problemas da população e preocupado apenas com questões familiares é um homem fraco para mim. Acho que você que está precisando ler um pouquinho.

      Curtir

    • Bom n da pra saber a historia mais aprofundada sobre eles tem sociedades secretas envolvidas nisso, ocultismo, além de a historia ser contada por vencedores n pelos perdedores…. melhor o Czar do q a RUSSIA soviética…

      Curtir

  1. A situação histórica foi toda muito complicada e triste, pois o povo estava vivendo em condições horríveis, os problemas da 1º Guerra e o Lênin trouxe uma ideia que no papel parece linda, mas na prática é bem difícil de ser posta com sucesso, e a família de Nicolau II poderia ter tido um final melhor, sem dúvida, pois a morte deles foi terrível também.

    Curtido por 1 pessoa

  2. lolada

    Agora vivemos melhor???
    não sou a favor de monarquias nem elites, mas sem caracter são homens do”povo” a roubarem o “povo”. Afinal mataram-se pessoas, rolaram cabeças por muito menos do que os politicos corruptos fazem agora ao “povo”… eram contra aos monarcas e seus luxos, mas quando se apanham no poder, vão viver para os belos Palácios!!! Pobres e ricos sempre existiu e cada vez mais a diferença é notória!! (quem não gosta do que é bom)????

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito excelente da sua parte dispor de tempo para compartilhar assuntos interessantes e que acrescentem para entendermos melhor as histórias que se passaram no mundo. Não me entenda mal, mas notei que no comentário da foto em que a menina Anastásia aparece descontraída, com olhos “tortos” e dentadura, está escrito “fodemos”. Seria “podemos”?…

    Curtir

  4. Anastásia era tida como a filha mais travessa de Nicolau e Alexandra. Nessa foto fodemos ver a Grã-duquesa fazendo careta para a câmera, usando uma dentadura. Muito interessante! Só conserta a legenda!

    Curtir

    • Al hermano de Lenin no lo hizo matar porque sí, el hermano de Lenin fue quien atento contra su abuelo Alejandro II , el gran Reformador. Quien murió al instante.

      Curtir

  5. o comunismo e sem duvida um canser no seio da umanidade , e vem de longe fazendo estragos na historia dos povos , infelismente vem crecendo na america do sul

    Curtir

    • “Vem de longe” desde quando, exatamente? Desde Cristo?
      A Revolução Russa foi como qualquer outra do tipo. Foi com ideais socialistas, mas poderia ter sido por ideais cristãos, muçulmanos, liberais, civis.

      Curtir

  6. Acredito que sim, a Anastasia viveu sua vida, porque não há como provar que o corpo e dna encontrado eram dela realmente,podia ser de qualquer parente da família também que seja próximo, também acredito que a Ana não era realmente a Anastasia e que era alguém muito próxima a família,se vocês virem uma foto que a Olga está com uma mulher desconhecida, é parecida com essa Ana. Também percebi pelas fotos que a Anastasia era bem próxima ao irmão mais novo do que as outras irmãs.
    Não há culpa no czar para merecer algo pior que a morte como está. A Rússia como o mundo, talvez tenha sido diferente em sua administração, mas onde você olha e vê direito, enxerga algo pior que naquele tempo onde a diferença é bem maior, a maldade bem maior,quem é político ainda manda no país e possuí o maior dinheiro do país enquanto a população o menor, além de quando se há uma revolução ou um ato em que a população sai as ruas ainda se hão lideres que procuram seus próprios interesses como nos casos anteriores que ocorreram ao longo da história.
    Bom, se diz que alguém que liga para família, é um alguém fraco. No ponto de vista está totalmente errado, isso demonstra honra e que é uma pessoa leal ao que busca e tem. Não há como provar se Nicolau seguiu ao que diziam, no é algo fácil ser um czar e agradar a conduta e opinião que todos querem ouvir ou que a maioria quer que tenha, as vezes você tem que ouvir, outras vezes ir contra todos pelo bem de todos, como sempre a humanidade apenas buscou os próprios interesses e apenas chegamos ao precipício todas as vezes, como agora estamos. Os políticos buscam seus interesses e o que os mantém no poder, o povo busca o melhor que acha que algum desses políticos dará para eles e assim uma sucessão de acontecimentos acontecem ou irão acontecer ao longo da história. A liberdade, é um ato diário de luta. Não hão lideres que não buscaram ser e ter o melhor estando no poder e que irão querer o melhor para si e sua família. Todos querem poder e ninguém no mundo que não busque esse poder é ouvido. Então, os erros e crueldade são em parte de todos e não de um apenas.
    Leia a história e veja a história agora que vivemos. Precisamos aprender com os erros e não viver com repetições sem fim dos mesmos erros subsequencialmente.
    Obrigada!

    Curtir

  7. Fico espantado com a amnésia histórica, principalmente das pessoas escolarizadas que tem fontes idôneas de relatos comprovados. A dinastia Romanov infelicitou o povo russo de 1762 a 1917 quando a revolta de trabalhadores famintos e abandonados tomaram o poder sob a liderança dos bolcheviques. Sabem quantos milhões de russos morreram de fome e frio para que a elite russa tivessem uma vida cheia de riqueza e luxo? Basta ver o último baile da corte um pouco antes da revolução. Só um vestido foi avaliado por 10 milhões de euros em pedras preciosas. Ora pelo amor de Deus todo tirano quando está com sua família parece um pai de família normal. Hitler na intimidade era um cidadão simpático afagando crianças alegremente. Enquanto isso milhões de judeus, russos, poloneses, ciganos, homossexuais, comunistas, esquerdistas e deficientes eram massacrados. Não se iludam com as fotos intimistas do Tsar, não era um idiota, sabia que o povo morria de fome e frio pela terras geladas da Rússia.

    Curtir

  8. Sinceramente, qualquer pessoa que defenda o comunismo ou deveria estar num hospício, na cadeia ou no cemitério. Convivendo com a sociedade é que não. Os vários regimes comunistas ceifaram milhões de vítimas. Basta ver o “livro negro do comunismo” que rola pela internet. Stalin era um demônio bem como sua polícia secreta NKVD precursora da KGB. Basta ver os vídeos “Stalin: o tirano vermelho” e “A verdadeira história do comunismo soviético” no you tube bem como os videos da Coréia do Norte e de “Cuba antes e depois do comunismo” e pesquisar sobre o holocausto ucraniano. Para se ter um painel do comunismo um regime anti-hunmano. Salvador Allende levou o Chile a miséria como o Maduro está fazendo agora com a Venezuela. Só que o porco do Maduro está enriquecendo com a miséria do povo da venezuela. A prova: Donald Trump congelou os bens de Maduro nos EUA. Ora como um socialista tem bens nos EUA? Queria que os socialistas de plantão respondessem isto. Todo o leste europeu bem como a mãe de todo o comunista “a mãe Rússia” abandonou o comunismo e adotaram o capitalismo. Até a China comunista abandonou o maoísmo e adotou o capitalismo. Engraçado é que aqui os comunistas querem liberdade para se ensinar o marxismo nas escolas, falam de totalitarismo da mídia que esta segurando o Lula pelo rabo e sacudindo por todo o país, querem liberdade total para estabelecer a sua imunda ideologia mas não dão liberdade as pessoas para a dizer a verdade sobre sua gente e sua ideologia satânica. Por isso revolução neles. Precisamos de um novo Getúlio Vargas para esmagar os comunas como ele fez com o porco traidor Luís Carlos Prestes que queria entregar o Brasil a União Soviética. Vejam o vídeo “os agentes da KGB no Brasil” no you tube.

    Curtir

  9. Acho engraçado, comentarios sobre o czar, dizendo que foi o culpado de tudo , que morreram milhoes de pessoas, que a dinastia Romanov, foi a culpada em 300 anos de miseria na Russia , e Stalin, que em poucas decadas de governo matou mais pessoas que a segunda guerra mundial, milhoes de pessoas ele mandou matar para se manter no governo, muita hipocrisia quem defende o socialismo, os paises comunistas de hoje como a China e a Coreia do norte, os dirigentes sao ricos e a populaçao sem direito a liberdade de expressao e os governos vivendo dos altos impostos do trabalhador , todos regimes republicanos e socialistas, muita hipocrisia malhar a monarquia .

    Curtido por 2 pessoas

  10. É o homem contra o homem… não há mocinhos e bandidos… Uma sociedade tira do poder um grupo e põe outro…justificando-se através de suas ideologias sejam elas de natureza políticas , religiosas ou economicas. Monarquias, socialismo, capitalismo, todos tem seus pecados históricos ninguém é melhor do que niguém

    Curtir

  11. Os comunistas sempre são assim…Odeiam a riqueza e menosprezam aqueles que mantem a dinastia do poder. Sempre existiram pobres e ricos no mundo, comandantes e comandados, patrões e empregados, generais e soldados e reis, rainhas e súditos. Quem não aceita isto são os comunistas, filhos bastardos dos anarquistas e que há muitos destes moribundos entre nós infelizmente. Para vocês aqui comunistas e anarquistas que opinaram nesta página eu lhes dedico esta frase, onde “vocês” são os chacais da história: “Os cães ladram e a caravana passa”

    Curtido por 1 pessoa

  12. O Povo Russo sofreu bastante, e os bolcheviques que supostamente trariam a igualdade de direitos, liberdade, trabalho etc., tudo o que a esquerda é óptima em propagandear, fizeram ainda pior que no tempo dos Czares, e isso foi comum a todos os países que se tornaram republicanos, a republica trouxe uma grande “sede” de poder, e até hoje estamos todos a pagar “uma factura” grande e demasiado pesada.
    Além disso, parece haver, também, nas republicas o direito sucessório, e com eles o direito à corrupção e ao roubo e às injustiças, e os seus povos é que pagam! Ninguém se consegue livrar dessa gentalha, poucos são os honestos e os poucos que há, rapidamente se deixam corromper. Parece-me que Nicolau II tinha o comportamento normal do seu tempo, viviam fechados e alheados da realidade, a maior parte das vezes, muitas vezes, a conselho dos seus primeiros ministros e dos seus conselheiros que assim controlavam tudo e todos incluindo o próprio monarca! Tantas vezes se culpam as monarquias, se observarmos com toda a atenção e cuidado, veremos que os países mais evoluídos e onde as populações vivem muito bem, e onde até os migrantes vivem bem e prosperam são exactamente os países europeus onde há monarquias!

    Curtir

  13. Independente do que se possa pensar de Nicolau II, suas filhas e seu filho era totalmente inocentes tanto como eu sou inocente do que ancestrais meus possam ter feito. Olga era a única que tinha consciência da gravidade da situação, e em relação a Anastácia é muito triste que a verdadeira Anastácia tenha sido ofuscada pelas pessoas loucas ou inescrupulosas que tenham se passado por ela. Os filhos do Czar eram jovens simples, religiosos, preocupados em ajudar os outros, Olga e Tatiana estavam sendo enfermeiras e Anastácia e Maria iam constantemente visitar os feridos, é absurdo culpar inocentes pelos culpados, chega de luta de classes e comece a ver o ser humano que existe debaixo da classe, da raça ou do que for.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Porreta, no íntimo eram pessoas comuns como nós meros mortais.
    Uma pena q tenham terminado seus dias daquela forma, q basicamente é a história se repetindo, “apagar o passado, em busca de novo futuro”

    Curtido por 1 pessoa

  15. O q adiantou? tirar um poder para por outro pior ainda??? havia um equilíbrio de poder mundial ali, isso é só mais uma guerra por dominação global…. Romanov eram primos dos ingleses George 5°. Tomem cuidado estamos vivenciando isso até hj os players são diferentes óbvio. A guerra mundial só reinicia o jogo, e organiza o tabuleiro do xadrez para mais uma partida….

    Curtido por 1 pessoa

  16. Gostei das fotos. Por pior que Nicolau II tenha sido ou tenha governado, ele não gostava de governar, não mereciam tal destino, poderiam terem sido exilados para um local longe da Russia a então recém nomeada URSS. DEPOIS dele a Rússia entrou num período horrível. Pior que o seu governo.

    Curtir

  17. Cada um pode avaliar se havia ou não culpa do Czar.
    Poderiam ter sido exilados, como foram os imperadores brasileiros e muitos outros antes.
    Exemplos que deram certo não faltavam.
    Mas deixa claro a índole da classe dominante bolchevique, matar é apenas um detalhe se for preciso para manter o poder.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Aqui em Poços de Caldas há um túmulo que estoriadores afirmam ser da princesa Anastácio. Jornalista Roberto Terezinho fez uma matéria sobre esse tema.
    Conhecidos afirmam que era sim a princesa.

    Curtir

    • Os remanescentes de todos os Romanov já foram encontrados e identificados via exames laboratoriais. O DNA mitocondrial e a análise forense das ossadas comprovou que todos foram fuzilados no dia 17 de julho de 1918. Anastásia não sobreviveu.

      Curtir

  19. O comunismo começou muito bem, já mostrando para que veio. Precisava assassinar covardemente toda a família Imperial? Foi só o começo, hoje o comunismo soma mais de 100 milhões de mortes. Um horror composto por tirania, ausência de liberdade e ideais do século XIX. Trágico é carcomido.

    Curtir

  20. Lendo o livro. Queda de Gigantes, de Ken Follett, tem se uma ideia muito clara e precursora da primeira guerra mundial. Os interesses das nobresas, imperadores, reis e toda classe dominante sem se importar com as populações e a verdadeira justiça que deveria refinar. O povo era considerado como se fossem móveis e utensílios para satisfazer os interesses da oligarquia dominante.

    Curtir

  21. Bom texto, só não concordo com a designação de «uma espécie de fortaleza» para designar a simples casa do governador onde ficaram os Romanov e onde foram assassinados na cave. Hoje é um igreja.

    Curtir

Deixe um comentário