Fotos raras da jovem rainha Elizabeth II com sua irmã, Margaret, mostram a família real em pantomimas

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Quando se fala na atual rainha da Inglaterra, a primeira imagem que vem na cabeça de muitos é a da soberana de cabelos grisalhos e andar encurvado. Entretanto, Elizabeth II fora uma grande beldade em seus tempos de mocidade, tal como sua irmã mais nova, Margaret. Mesmo adolescente a monarca já mostrava uma grande confiança em si mesma, o que pode ser comprovado pelo acervo de fotografias íntimas das filhas do rei George VI, durante as produções teatrais, que acabam de ser divulgadas. As imagens, até então desconhecidas, mostram as princesas em pantomimas, um gênero teatral que utiliza mais o gesto do que a fala e onde homens também aparecem como personagens femininas.

O lote de 60 fotografias fora adquirido por um leiloeiro de South Cerney, e se estima que lucrou aproximadamente £ 16.000 quando as fotos foram a leilão na Cotswolds, no final de 2013.  As imagens mostram a rainha interpretando o Príncipe Florizel, em “Cinderela”, com a princesa Margaret, quando ambas tinham 15 e 11 anos, respectivamente.

As princesas Margaret e Elizabeth em “Aladdin” (1943).

As fotografias, feitas durante a apresentação das princesas realizada para uma audiência privada na Câmara Waterloo, no Castelo de Windsor, em dezembro de 1941, mostram Elizabeth em papéis como o do príncipe em “A Bela Adormecida” (1942) e também no de “Aladdin” (1943). Naqueles anos, quando a Europa era palco de terríveis conflitos causados pela Segunda Guerra Mundial, as irmãs permaneciam resignadas no palácio, de modo que a realização de tais peças se constituíam numa verdadeira distração para elas.

Segundo fontes, fora a princesa Margaret quem sugeriu as encenações ao chefe da Escola Real, convidando também o Sr. Hubert Tannar para escrever seu roteiro. Após o falecimento do Sr. Hubert, em 1948, a rainha continuou a manter conato com a viúva deste, Ethel, até a morte dela, em 1975. Os fundos arrecadados com as peças, por sua vez, foram destinados às tropas que estavam lutando na Guerra.

Não obstante, outras fotos ainda mostram as irmãs contracenando em diferentes produções durante as festividades natalinas. As imagens, que foram assinadas pelas duas princesas, foram vendidas como parte de um arquivo coletado por Cyril Woods (amigo de longa data da Rainha até sua morte, em 2001, e também membro na companhia das peças reais). A revelação de tal arquivo, por sua vez, esclarece um pouco mais acerca da vida da família real durante da Segunda Guerra Mundial, mostrando um lado até então pouco conhecido de Elizabeth II: sua veia artística.

As princesas Elizabeth e Margaret em “Cinderella” (1941).

Fontes: EXPRESS e Mirror

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s