Edição n° 74 da Revista de História da Biblioteca Nacional – “A outra face de D. Pedro I”

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Possível personagem mais caricato da História do Brasil, D. Pedro I vem estendendo seu fascínio ao longo de todos esses anos que procederam a sua morte em 1834, ora de forma positiva, ora de forma negativa. Contudo, uma coisa que não pode ser negada é que amara o país como seu, legando-nos a constituição mais duradoura que uma vez já tivemos. Parafraseando o famoso ditado, se o Imperador não tivesse existido, algum autor já o teria inventado. Dessa forma, milhares de compêndios historiográficos trouxeram este incrível personagem nem sempre de maneira fidedigna de acordo com as fontes, a ponto de recriá-lo aos olhos de um público ávido por saber dos segredos de alcova da vida privada do primeiro Império do Brasil. Entre os muitos livros que tratam de Pedro, talvez o mais completo seja a sua biografia em volumes escrita por Otávio Tarquínio de Souza. Entretanto, dispomos de alguns periódicos bastante interessantes, como a edição 74 da Revista de História da Biblioteca Nacional.

Imagem

Capa da edição 74 da Revista de História da Biblioteca Nacional (imagem: “Pedro IV com as condecorações brasileiras”, por artista desconhecido).

Distribuída em 22 páginas, a presente matéria traz de forma breve passagens curiosas sobre a vida do primeiro Imperador Constitucional do país, aliado a imagens bastante simbólicas, incluindo um retrato até então inédito de Pedro I, que, por sua vez, estampa a capa da edição. Assinada por escritores como Cecília Helena de Salles Oliveira, e Ana Carolina Delmas, a revista explora muitos pormenores da existência do monarca, seus casamentos, suas lutas, e sua bagagem cultural, que, ao contrário do que muitos pensam, não era pouca. No texto de autoria de Eugênio Francisco dos Santos, o leitor vai entrar em contato com um soberano mais amável e se surpreender com as comoventes cartas que este dirigiu a seu filho e sucessor, que ficava no Brasil após a partida do pai em 1831. Por fim, há uma interessante matéria de Rodrigo Dantas sobre a desenvoltura militar de Pedro, tanto no processo de emancipação política do Brasil, como na luta contra o irmão D. Miguel em Portugal.

Sabendo da extrema importância de tal publicação, o portal Rainhas Trágicas traz para você, nosso leitor, os scans das 22 páginas da matéria “A outra face de D. Pedro I” em ótima resolução. Para fazer o download, basta clicar aqui. Aproveitem!

ps. Ao baixar o arquivo, por favor, deixe um comentário. Grato!

11 comentários sobre “Edição n° 74 da Revista de História da Biblioteca Nacional – “A outra face de D. Pedro I”

  1. Adorei o post, ando lendo com frequência as postagens desse excelente blog de conteúdo histórico, quero aqui deixar meus parabéns pelos excelentes textos, adorei a possibilidade de baixar, uma pena que tive um trabalhinho depois de baixar…converter as páginas da revista de jpeg para pdf, mais nada estressante não! Muito obrigado!!!!Abraço cordial. Eriberto Esdras de Oliveira
    P.S:Quero salientar que posso nem sempre comentar todavia estou sempre lendo as postagens e indicando a amigos para leitura, só tenho um pequeno trabalho com meus amigos pois como faço odontologia, é muito difícil convencê-los a ler algo relacionado a história, mas digo a vocês que até consigo viu?rsrsrsr

    Curtir

    • Muitíssimo obrigado pelas suas congratulações, Eriberto. Não conseguiria expressar apenas com palavras o quanto me sinto recompensado por ver meu esforço reconhecido. Fazer uma pesquisa bibliográfica, dialogar com as fontes históricas, e a partir disso compor um texto inteligível não é tarefa fácil, como alguns pensam. Faço isso por amor e dedicação ao meu objeto de estudo, e às pessoas que se interessam por temas assim. Destarte, sinta-se livre sempre que quiser para expor sua opinião no espaço para comentários nas postagens. Ficarei muito feliz em lê-las, assim como as de seus amigos que se interessarem. Abraço!

      Curtir

  2. Não acredito! Acabei de ler um texto teu no “Causas Perdidas”, aí então fui buscar referências da Imperatriz Leopoldina. Sem querer acabei parando nesse site e acabo por ver que é tu quem escreve. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação! Tu escreve muito bem. Pra mim, que tenho a história como um hobby é muito bom ter onde encontrar textos que relatem histórias de um período que eu amo!

    Curtir

    • Muitíssimo obrigado pelo elogios, Bruna. Fico feliz em saber que gostou de meus textos… 🙂 Sou um verdadeiro fã da Imperatriz D. Leopoldina e acredito que a sociedade brasileira deva conhecer mais a respeito de tão formidável personalidade. Por isso me dedico a escrever não só sobre ela, mas também acerca de tantas outras figuras importantes, que acabaram estereotipadas pela historiografia, como no caso de Ana Bolena, Mary Stuart e Maria Antonieta. Espero que você retorne sempre, e se tiver alguma sugestão de tema para futuros posts, é só falar. Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário