A filha do Papa: a interessante história de Lucrécia Borgia

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

Durante toda a baixa idade média e o período renascentista, os estados italianos eram famosos pela aplicação do uso de substâncias letais para por término à vida de uma pessoa detestada. Seu uso era pejorativamente atribuído a mulheres que desejavam punir com a morte seus amantes traidores, e vice versa. Nesse contexto, a figura de uma notória dama (filha de um dos papas mais corruptos da história da Igreja Católica, e irmã daquele que viria a ser o modelo ideal de príncipe para Maquiavel) se eleva encoberta por véus de mistério, até hoje não totalmente transpassados. Como seria sua face e, principalmente, suas derradeiras intenções, é praticamente um elemento indispensável para se entender a personalidade de Lucrécia Bórgia. De acordo com as interpretações feitas da mesma durante o período que a sociedade ocidental convém chamar de vitoriano (1819-1901), ela passa a encarnar a figura de uma assassina de maridos, cruel e detestável. Mas será que ela era esse ser tão monstruoso, cuja lenda começou a ser propalada pelos inimigos de sua família, enquanto ainda vivia? Voltemos então nossos olhos para essa questão, na intenção de estabelecer alguns pontos chaves para se compreender a mística que envolve essa heroína trágica dos tempos modernos.

Imagem

Lucrécia Bórgia como Santa Catarina de Alexandria, por Pinturicchio.

Nascida a 18 de abril de 1480, em Comuna de Subiaco (localizada nas proximidades de Roma), Lucrécia era a terceira filha de Giovanna Vannozza Dei Cattanei, uma mulher bem nascida, e do amante desta, o ilustre cardeal Rodrigo Bórgia, futuro papa Alexandre VI. Passou boa parte da infância ao lado da mãe, enquanto seus irmãos eram despachados para diferentes locais, sobre intermédio de seu pai. Contudo, não demoraria muito para que aquela garotinha de cabelos loiros fosse afastada do seio materno e enviada para uma série de conventos, para obter uma educação de qualidade para uma moça do período (mais tarde, faria presença na casa de Adriana de Milá, uma nobre viúva que era prima de seu pai). Entretanto, tanta erudição tinha apenas uma finalidade: prepará-la para o casamento. Ela, assim como era comum entre tantas moças aristocratas, seria dada em matrimônio a algum fidalgo, para assim garantir uma valorosa aliança política para a sua família. Nesse caso, o pretendente em questão era membro de uma das dinastias mais poderosas de Milão: os Sforza.

A partir desse ponto é que começa a verdadeira epopeia desta jovem, que em 1493, tendo apenas 13 anos de idade incompletos, era sacrificada em prol dos interesses políticos de seu pai. Casamentos entre jovens da idade da noiva com homens muito mais velhos não era algum incomum no período, uma vez que a compressão de infância e adolescência, tal como entendemos essas duas fases do crescimento humano, não existia no renascimento. Lucrécia, entretanto, não desposara um ilustre membro da casa dos Sforza, e sim um filho ilegítimo de Constanzo I, viúvo e com nenhum herdeiro. Seu nome era Giovanni, Senhor de Pésaro e intitulado conde de Catignola. Como era a aparência da jovem naqueles tempos? Poucos foram os retratos de Lucrécia Bórgia que sobreviveram à posteridade. Entre eles, podemos identificar o famoso afresco de Pinturicchio, em que ela aparece representando Santa Catarina de Alexandria. Tendo como base a dita obra, podemos observar os seguintes traços físicos:

.Uma bela mulher de expressão doce e ingênua, pele clara com um rosto bem delicado, cabelos loiros – uma mecha de seu cabelo que está em Milão, na Biblioteca Ambrosina, e foi encontrada entre as correspondências do humanista veneziano Pedro Bembo (AZEVEDO et al., pag. 2).

Sendo assim, é fácil concluir que Lucrécia se encaixava perfeitamente no padrão de beleza que era valorizado dentro do período renascentista e, portanto, ela constituía uma verdadeira tentação para os olhos dos homens. Desde as Madonas de Rafael até os retratos de Vênus e Guinevere, o período renascentista era aficionado por mulheres de pele leitosa, olhos claros e cabelos dourados. Em posse dessas características, aliadas a uma boa educação, Lucrécia certamente deve ter causado boa impressão na família do noivo.

Imagem

Papa Alexandre VI, pai de Lucrécia, por Cristofano dell’Altissimo.

Porém, quando de suas bodas com Giovani, ela era pouco mais que uma adolescente, aparentemente sem quaisquer experiências sexuais. Não obstante, os cônjuges passariam os dois primeiros anos do casamento vivendo separadamente; ele em Pésaro e ela nos luxuosos apartamentos de seu pai no Vaticano, até que fosse capaz de conceber um herdeiro. Porém, a união entre ambos duraria pouco tempo, uma vez que tanto o papa Alexandre VI quanto seu filho César Bórgia, pretendiam usar a jovem Lucrécia em um novo acordo matrimonial e para tanto era preciso se livrar de Giovani Sforza, que se recusava aceitar a anulação do casamento. Forçado a aquiescer, declarou então perante todos a calúnia de que sua esposa mantinha relações incestuosas com o próprio irmão e o pai. Essa atitude sem dúvida deve ter irritado seu ex-cunhado, que se sabia ser um homem pouco tolerante. Desse modo, é possível dizer que César teria motivos de sobre para assassinar a Giovani, para assim vingar sua honra e a de sua família. Um aspecto bastante curioso nesse processo viria a manchar a reputação de Lucrécia de uma maneira bastante calamitosa: foi dito que ela saíra grávida de seu primeiro casamento, mas não de seu esposo. Essa evidência se torna ainda mais embaraçosa quando nos confrontamo com o fato de que a anulação do casamento com Sforza se deu com base na provável não consumação e “impotência” do marido.

De acordo com as más línguas da época, Lucrécia havia possuído um amante. Mas quem? Quando estava analisando com atenção o caso da famosa filha do papa Alexandre, deparei-me com o fato de que as circunstâncias pareciam relaciona-la a um jovem chamado Perotto, espanhol com quem ela supostamente mantinha um caso enquanto seu primeiro casamento estava em processo de anulação. Eram muito comuns entre alguns países da Europa mulheres na posição de Lucrécia manterem amantes, especialmente na sociedade italiana e francesa. As jovens eram dadas em matrimônio a homens de quem nem sequer haviam conhecido e por quem não nutriam quaisquer sentimentos. Por isso, muitas delas procuraram consolo em outros braços, onde poderiam obter o afeto que não encontravam no marido. Em qualquer caso, o fato é que se acreditou na época Lucrécia teve um filho (em 1498) chamado Giovanni, mais conhecido como “Infante Romano”. Na ocasião, toda a sociedade havia se escandalizado com isso e para abafar comentários o Papa assumiu a criança como sendo sua com outra de suas amantes. Quanto ao pai biológico desta, foi assassinado juntamente com uma empregada doméstica, após já ter feito uma arriscada fuga das violentas facadas que lhe foram aplicadas por ninguém menos que César Bórgia.

Imagem

Afonso D’Este, terceiro e último marido de Lucrécia, por Dosso Dossi.

Com efeito, todas as circunstâncias parecem mais uma vez implicar o famoso irmão de Lucrécia em mais um assassinato envolvendo o nome dela. Por outro lado, a culpa pelo assassinato veio recair na cabeça da própria, quando é certo que ela não teve envolvimento com o atentado contra o ex-amante, cujo corpo atirado ao rio Tibre. A história, por sua vez, tem se mostrado muito cruel para com a figura de Lucrécia, creditando à mesma responsabilidades que eram do extremo encargo de sua família, mesmo porque, naquele período, ela quase nada poderia interferir em assuntos como esse. Não passava apenas de um peão no jogo de alianças diplomáticas de seu pai e irmão. Como a família Bórgia era muito mal visada pela aristocracia dos estados italianos, devido às suas pretensões expansionistas e militares (como bem ressalta Maquiavel em O Príncipe), então é de se supor que parte desse ódio seria transferida para ela. Em 1498, ainda com a dúvida do adultério pairando em cima de si, ela foi entregue em casamento a Alfonso Biscegli, também assassinado pelas mãos de César Bórgia, em 1500. A narrativa de tais acontecimentos segue então de forma confusa. Em dado momento é possível dizer que os fatos se cruzam com falácias levantadas ao longo dos séculos, de modo que se torna necessária uma investigação mais profunda acerca de tais assuntos.

Não duvido que César, à medida que seus cunhados lhe voltavam as costas, tenha se livrado dos mesmos através de métodos violentos, arrumando-lhe emboscadas, assim como também penso ser possível que, embora não culpada pela morte de seus maridos, Lucrécia estava ciente dos perigos que estes corriam. Em alguns casos, como no de Biscegli, ela ofereceu-lhe esconderijo, tomando precaução para que a comida que ele ingeria não fosse envenenada. Entretanto, a morte de seu terceiro cônjuge estava intimamente ligada aos desejos que César Bórgia nutria pelo trono de Nápoles. Conforme nos diz Daniela Azevedo (et al.),

Lucrécia ficou profundamente abalada com a morte de seu marido, e se pôde ver seu desespero, que a levou a refugiar-se por um tempo no convento de São Domini. Alexandre VI esforçando-se em recuperar a afeição da filha, e de mostrar ao futuro marido de Lucrécia, que ela era capaz de governar […] entregou a sua filha a direção dos negócios da Igreja (AZEVEDO et al., pags. 3-4).

Esse trecho traz consigo uma passagem bastante peculiar sobre a vida de Lucrécia e da própria história do catolicismo: em 1501, enquanto Alexandre VI estava ausente, ele deixou sua filha na chefia dos assuntos da igreja, em vez de um cardeal suplente. Pela primeira vez em séculos (lembremo-nos do caso da papisa Joana) uma mulher se sentava do trono de São Pedro, causando o desespero dos clérigos e sacerdotes.

Contudo, foi uma tarefa a que Lucrécia se submeteu, logrando, se não êxito, pelo menos méritos suficientes para recomendá-la a Afonso D’Este, filho do duque de Ferrara e último dos consortes da jovem (os dois se casaram por procuração em 30 de dezembro de 1501). Apesar dos casos extraconjugais envolvendo ambas as partes, é possível dizer que fora uma união relativamente estável e muitos filhos do casal sobreviveriam à posteridade. Não obstante, como duquesa de Ferrara, Lucrécia teve a oportunidade de mostrar o quanto podia ser útil politicamente ao marido. Ainda de acordo com Azevedo (et al.),

Lucrécia Bórgia entrou para história como uma mulher má, envenenadora de seus maridos, mas a história contada pelas correspondências da época mostra uma mulher bem diferente. Além de ser linda e delicada como a Santa Catarina de Pinturicchio dos aposentos dos Bórgia, há relatos de que quando governou Ferrara em ausência de seu marido, ela foi justa proibindo discriminações contra os judeus, aplicando severas penas aos que as descumprissem (AZEVEDO et al., pag. 4).

Sendo assim, é possível observar que apesar de pertencer a uma família conhecida por seus crimes e trapaças políticas, Lucrécia, quando em situação favorável, utilizou dos poderes de que dispunha para aplicar ações que considerava justas, tendo ela sido também uma grande mecenas, como era comum a outras mulheres nobres do período.

Imagem

Na cultura popular: cena do clipe “Paparazzi” de Lady Gaga (2009), em que a cantora faz uma clara referência ao famoso anel de veneno de Lucrécia.

Após a morte de Alexandre VI, em 1503, a família Bórgia perdeu de forma considerável a sua influência sobre os estados Italianos, especialmente com a ascensão do papa Júlio II ao trono de São Pedro, uma vez que ele era um ferrenho opositor das atitudes de Alexandre. Lucrécia, contudo, viveria uma vida tranquila até morrer prematuramente, pouco tempo depois do parto de sua última filha com Afonso D’Este, em 24 de Junho de 1519, tendo somente 39 anos de idade. Os séculos se passaram e, no entanto, a figura desta senhora continuou a ser vilipendiada por uma série de romancistas, principalmente durante o período vitoriano, em que sua personagem se tornou irresistível para escritores que apostaram na trajetória daquela mulher que se dizia ser uma assassina profissional de maridos. Até hoje a cultura popular reconhece-a apenas pela historieta de que era portadora de um anel em cujo interior abrigava a “Cantarella” (famoso veneno dos Bórgia). Mas, conforme demonstrado até aqui, Lucrécia foi apenas mais uma vítima das artimanhas de seu pai e irmão e acabou recebendo a culpa por muitos dos erros atribuídos a eles.

Referências Bibliográficas:

AZEVEDO, Daniela Grillo de; Et al.  Lucrécia Bórgia: sua Imagem no renascimento e na contemporaneidade. 2007 –  Último acesso em: 14 de Março de 2013.

GRILLANDI, Massimo. Lucrécia Bórgia. – São Paulo: Círculo do Livro, 1984.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução, prefácio e notas de Lívio Xavier. – [Ed. Especial]. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

16 comentários sobre “A filha do Papa: a interessante história de Lucrécia Borgia

  1. Ótimo artigo! Parabéns! Lucrécia Borgia realmente me fascina! Desde que comecei a assistir o seriado The Borgias (uma ótima produção, que mostra uma Lucrécia um pouco próxima da realidade, sofrendo com os crimes da família, apesar de que a produção se atém ao fato de que ela realmente tinha um caso com o irmão César, e também possui conhecimento de venenos e até já quase utilizou uma vez), e sempre quis saber mais dessa mulher tão mal falada e que pertencia à uma das famílias mais criminosas que já existiu!
    O artigo foi ótimo em mostrar que a maioria dos crimes que estavam como sua autoria, foi cometido pelo seu irmão César (que alguns falam que não tinha só motivos políticos, mas também por sentir ciúmes da irmã), e acredito que ela tinha conhecimento dos crimes de sua família, porém não compartilhava deles, e ela por ser mulher e já ter o seu destino traçado, não pode fazer muita coisa para limpar o seu nome, o que é triste, considerando que ela deveria ser uma mulher extremamente interessante, inteligente e com muitos potênciais!
    Muito obrigada por atender o meu pedido, adorei!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito obrigado Camila. Quando estava fazendo a pesquisa para o post eu mesmo me surpreendi com a interessante mulher que Lucrécia era. Sem dúvidas, ela é um personagem que merece maior atenção por parte da historiografia, pois até então poucas pessoas a conhecem, e quando a sabem, acreditam em todos os tipos de boatos que já foram inventados acerca da mesma.
    Quanto a César Bórgia, ele era um homem extremamente ambicioso, e Lucrécia não passava de apenas um veículo para ele conseguir uma boa aliança com algum homem poderoso. Precisamos, então, nos ater a fatos como esse, na intenção de esclarecer quais foram as verdadeiras causas por traz da reputação de assassina que maculou (e ainda macula) o nome de Lucrécia Bórgia.

    Curtir

    • Com certeza, Césare era ambicioso, inteligente para as artes da guerra, e violento,combinações perigosas (não é atoa que foi a inspiração para Maquiavel), que fazem esse outro personagem interessante da família Borgia. Pena que por ser mulher, quem pegou toda a fama foi Lucrécia.

      Curtir

  3. Fiquei surpresa com a historia da Lucrécia de quem sempre soube uma envenenadora.Famosa por carregar o veneno no fundo falso do seu anel.Mas pela educação que recebeu conseguiu sobreviver e ser quase “papisa”.Renato como sempre me esclarecendo e enriquecendo meus conhecimentos.

    Curtir

    • Lucrécia foi uma mulher muito interessante para o seu tempo, Mary. Assim como tantas outras que não quiseram ser submissas, ela foi mal falada pela sociedade patriarcal da época, especialmente por pertencer à família Borgia.

      Curtir

  4. Acho que Lucrécia foi usada como bode expiatório pela familia. Teve que se adptar aos caprichos nefastos de sua familia inescrupulosa, tornando-se assim a personagem maldosa em que se trasformou.Era muito jovem quando começou a ser moldada pelos que a circundavam. Não teve melhores chances.

    Curtir

  5. Assisti ao filme Noites de Lucrécia Bórgia em 1960, onde aprontava ela como uma mulher fria e assassina dos amantes, porém, muito linda.!!;

    Curtir

  6. Eu tenho que dizer, sou fascinada pela história da Lucrézia, eu passei a me interessar mais, ao assistir a série The Borgias. Depois de 2 anos do fim da série quis conferir e me apaixonei por tudo. Com isso me aprofundei lendo artigos e achar este artigo sobre aquela que me inspira, em pontos de força, inteligência, perspicaz, eu confesso que passei a admira-la melhor. Estudei alguns meses de história e não chegamos nesse enfoque nos Bórgias, mas eu adoro histórias que contam dessas mulheres tão fortes, que estavam a frente de seu tempo. Acredito sim que pelo afeto entre ela e Césare, ele nutriu um ciúme tremendo, ele não suportava o fato de outro estar a seu lado. Exemplos se mostram, ele matou seus maridos e bem Césare inspira pela habilidade que ele teve em gerenciar e reger guerras, me interessei por ambos, assim como por Ana Bolena. É triste ver que seu nome esta manchado pelos inescrupulosos feitos de seus familiares, mas isso nos mostra a realidade da mulher naquela época, nos mostra como ser mulher “bem nascida” em tese era ruim, seu destino e seu futuro estavam nas mãos dos homens da família, por vezes os pais. Ela mostra ter sido uma jovem cheia de desejos a fazer coisas que fossem a diferença, ela teve a doçura da adolescência roubada em prol do egoísmo e da incansável tentativa de sua família se impor e mostrar laços fortes, tanto político como militar. Césare se mostra tanto ruim e monstruoso pelos fatos, mas teve sua contribuição para ser outro que foi marcante na família Borgia, depôs um papa rival e tudo por suas infinitas alianças. Acabou por morrer por aquilo que era melhor, no furor de guerras travadas. Mas acredito que se ambos fossem dessa época, veríamos uma Lucrézia ativa no meio político ou até mesmo social e quanto a Césare, bem acredito que ele seria também um grande visionário e empreendedor com punhos de ferro, vamos combinar assim. Amei a publicação me inspirou ainda mais a admirar essa jovem que mesmo manchada na história, fascina a todos.

    Curtir

  7. Belíssima história de vida, apesar de retratar costumes nada condizentes com a vida das mulheres em nossos dias, apesar de abrir espaço para entendermos a origem do comportamento tosco, grosseiro e animal que alguns homens ainda conservam.
    Felizmente tendemos cada vez mais à diminuição de dramas como os que ela passou…

    Curtir

  8. Muito bom!
    Gostaria muito de saber a respeito das linhas de sucessão da Inglaterra. Após Henrique VIII, quem sucedeu o trono ? Foi a filha de Ana Bolena?
    Está deixou dinastia ? Parece que não!
    Então, quem ficou e fundou dinastia?

    Curtir

Deixe um comentário