Revista História Viva, edição 110 – “Dossiê Tudor”

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

A Dinastia Tudor é um dos períodos mais focados da monarquia inglesa. As produções acerca desse tema já extravasam o campo da imaginação. A cada ano, um novo livro historiográfico, ou uma biografia que promete desvendar o que outros pesquisadores anteriores não conseguiram em suas respectivas obras, é lançada. Com efeito, é possível dizer que nem sequer um terço desse material fora publicado em território nacional, embora tenhamos à disposição alguns itens bastante preciosos, como “As seis mulheres de Henrique VIII”, de Antonia Fraser, ou “Causas da Revolução Inglesa (1529-1642)”, escrita por Lawrence Stone.  Não obstante, é possível encontrar nas livrarias e sites brasileiros uma ótima gama de romances, como os de Philippa Gregory ou Suzannah Dunn. Entretanto, de vez em quando, um periódico resolve voltar suas atenções para essa época repleta de riquezas e personagens pitorescos, assim como o fez a revista “História Viva”, edição de dezembro de 2012.

Imagem

Capa da revista História Viva, edição de dezembro de 2012, n° 110, com um retrato de Henrique VIII (baseado em Holbein) na estampa.

Com uma matéria de 20 páginas, intitulada “Dossiê Tudor”, a publicação aborda fatos e eventos já bastante conhecidos pelos amantes da Inglaterra do século XVI. O texto, contudo, é assinado por alguns pesquisadores especializados nessa área, como Liliane Crété (Doutora em civilização anglo-americana), Cédric Michon (conferencista da Universidade de Maine), Charles Giry-Deloison (professor da Universidade de Artois), entre outros. A edição, por sua vez, propõe fazer uma reflexão sobre o reinado de Henrique VIII, indo desde a ascensão da Dinastia Tudor com o final da Guerra das Duas Rosas (1485), passando pelos entreves políticos que ocasionaram a cisão com o papado, até o legado do monarca através de seus filhos, dos quais Maria I e Elizabeth são as mais significativas. No mais, a matéria contém excelentes ilustrações que em muito contribuem para atrair maior grau de atenção por parte do leitor.

Tendo consciência da relevância da matéria “Dossiê Tudor”, publicada pela edição de dezembro da revista “História Viva”, o portal Rainhas Trágicas traz para você, nosso leitor, os scans das páginas da revista em alta definição. Para fazer o download, basta clicar aqui. Aproveitem!

ps. se fizer o download, por favor, deixe um comentário. Grato!

8 comentários sobre “Revista História Viva, edição 110 – “Dossiê Tudor”

  1. ola renato
    gostei muito desta revista porem preciso saber em qual lugar ela foi publicada aguardo sua resposta pois esta revista esta me ajudando em meu tcc em letras em ingles na universidade estacio de sá

    ass: samandra castro belem pa 2018

    Curtir

Deixe um comentário