Maria Antonieta na edição 41 da Aventuras na História

Por: Renato Drummond Tapioca Neto

A edição e Janeiro de 2007 de uma das revistas sobre História mais importantes do país trouxe como tema principal a controversa rainha francesa que revolucionou todos a sua volta através do vestuário e pagou com a própria vida pelas suas frivolidades. O texto, de autoria de Reinaldo José Lopes, com designe de Bernardo Borges e ilustrações de Hector Gómez, trata de forma sucinta a trajetória de Maria Antonieta desde a corte de Viena até o palácio de Versalhes, onde usaria a moda como instrumento para se impor perante a nobreza. Além disso, é composto por vários boxes de curiosidades, das quais se destaca uma nota sobre a paixão da soberana pelo teatro e a receita do controverso brioche, que estaria intimamente ligado à rainha pela controversa frase creditada à sua pessoa quando questionada pela miséria do Povo da França.

Imagem

Capa da Aventuras na História, Edição 41 – Janeiro de 2007 (art by Jubran)

“Se não tem pão, então que comam brioche”. Eis uma dos equívocos que tornaram Maria Antonieta tão famosa, e que o autor do texto ambiciona desmascarar. Não obstante, revela muitos dos vícios da soberana, dos quais se destacam o luxo e a extravagância, lançando mão de dados numéricos sobre os gastos da rainha para demonstrar seu descompromisso com a modéstia. Como referência para a composição da matéria, temos os livros de Antonia Fraser, “Maria Antonieta”, de Evelyne Lever, “Maria Antonieta – A Última Rainha da França” e Caroline Weber, “Rainha da Moda – Como Maria Antonieta se vestiu para a revolução”, que, por sua vez, quando da publicação da revista não havia sido lançado aqui no Brasil. Como apêndice, ainda consta uma entrevista com Isabel de Orleans e Bragança, condessa de Paris. Bisneta da princesa Isabel e fã assumida da consorte de Luís XVI, a Condessa, que se na França ainda persiste a instituição monárquica seria a rainha, revela como é o cotidiano de uma princesa e outras coisas mais.

O Portal Rainhas Trágicas traz pra você, nosso leitor, os scans das oito páginas da matéria, mais a entrevista com Isabel de Orleans e Bragança, em alta qualidade. Para fazer o download, basta clicar aqui. Aproveitem!

(ps. ao baixar o arquivo, deixe um comentário, por favor)

7 comentários sobre “Maria Antonieta na edição 41 da Aventuras na História

  1. Olá, eu acompanho o site desde meados desse ano e sempre fico muito entusiasmada com as matérias sobre Maria Antonieta. Faço faculdade de História na UFRRJ e planejo fazer minha monografia sobre ela. Adorei esse post e já estou baixando a matéria da revista. Obrigada por disponibilizar esse material. Muito sucesso! Beijos!

    Curtir

    • Muito obrigado pelo interesse, Carol. Maria Antonieta foi realmente uma personalidade incrível. Fico feliz que tenha gostado e espero que lhe sirva de ajuda. Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário